Topo

Produtora indie acusa desenvolvedora de "The Witcher" de ser sexista

Andróide de lingerie motivou a primeira polêmica envolvendo "Cyberpunk 2077"; game ainda terá seu desenvolvimento iniciado - Divulgação
Andróide de lingerie motivou a primeira polêmica envolvendo "Cyberpunk 2077"; game ainda terá seu desenvolvimento iniciado Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

29/04/2016 10h46

A primeira polêmica envolvendo "Cyberpunk 2077", próximo jogo da CD Projekt Red, produtora da série "The Witcher", ja foi lançada. E ela veio de uma desenvolvedora indie.

A The Chinese Room, empresa que tem como trabalho mais famoso o adventure "Everybody's Gone to the Rapture", respondeu uma publicação no Twitter sobre o fato de que os produtores da CD Projekt Red consideram "Cyberpunk 2077" um jogo muito mais ambicioso do que "The Witcher". A resposta foi: "Mas tão sexista quanto".

A frase se refere ao fato de que a publicação original, feita pelo site Gamespot, mostra uma mulher vestida com lingerie durante uma sessão de captura de movimentos para o game. A cena envolvendo essa pessoa, e que pode ser vista na abertura deste texto, mostra que ela se trata de um andróide - ou, no máximo um ciborgue, como descobriremos conforme mais detalhes forem divulgados sobre o game.

A acusação da The Chinese Room se refere ao fato de que "The Witcher" tem componentes sexuais bastante aflorados, como várias cenas de nudez e sexo, além de ter suas personagens femininas quase sempre vestidas de maneira provocante. Ainda assim, até o momento praticamente não havia polêmicas envolvendo a representação das mulheres no jogo, uma vez que elas assumem papeis de destaque e, geralmente, são tão ou mais capazes do que o protagonista da trama.

Até o momento, a CD Projekt Red não se manifestou sobre o assunto. Já "Cyberpunk 2077" deverá ter seu desenvolvimento iniciado nos próximos meses, com previsão de lançamento em até quatro anos.