Topo

Videogame faz motorista recém-habilitado evitar acidente na Inglaterra

Do UOL, em São Paulo

06/05/2016 12h26

Um vídeo publicado no final de abril filmado na mesma data - apesar da indicação no rodapé das imagens - a partir de uma câmera de painel instalada no carro Sadiq Rahman, um estudante de 21 anos que mora na Inglaterra, mostra uma situação bastante tensa: ele estava dirigindo em uma autoestrada debaixo de chuva quando, fazer uma curva leve à esquerda, viu seu BMW Série 5 sair de traseira e apontar para um barranco.

Na ocasião, sua esposa, e também sua mãe e sua irmã, estavam no veículo. Enquanto a maioria dos motoristas teriam o reflexo de pisar no freio - o que faria o carro ficar ainda mais fora de controle, Rahman fez a manobra correta: virou o volante no sentido oposto e não freou, retomando a direção do veículo.

A manobra surpreende pela suposta falta de experiência de Rahman ao volante: ele está habilitado há três anos somente. A explicação para a habilidade foi dada em uma entrevista ao jornal inglês The Daily Mail, onde o estudante conta que nunca sofreu um acidente e que "instintivamente sabia como manobrar nessa situação" por ter jogado games de corrida no passado.

Aparentemente, o rapaz deve passar diversas horas na frente de um computador e isso passou uma certa tranquilidade para sua esposa durante a situação. "Depois, ela disse que sabia que eu sairia da situação", contou.

Games de corrida, em especial simuladores, podem ser um bom treino na hora de encarar situações na vida real. Tanto que pilotos profissionais de categorias como a Fórmula 1 utilizam esse artifício, seja para experimentar ajustes em seus carros, aprender traçados de circuitos novos ou refinar suas habilidades em pistas já conhecidas.