Topo

"Não há espaço para racismo na comunidade gamer", diz fundador da Blizzard

Não é a primeira vez que Mike Morhaime se manifesta contra atitudes discriminatórias; para chefe da Blizzard, só haverá avanço quando todos da indústria se unirem pela causa - Divulgação
Não é a primeira vez que Mike Morhaime se manifesta contra atitudes discriminatórias; para chefe da Blizzard, só haverá avanço quando todos da indústria se unirem pela causa Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

19/05/2016 09h04

A final do campeonato de "Hearthstone", realizado como parte do DreamHack Austin, foi palco para um comportamento inadequado de alguns espectadores que assistiam a disputa via Internet. Um dos competidores, Terrance Miller, acabou sendo alvo de insultos racistas na caixa de comentários durante a transmissão pelo serviço de streaming Twitch. O evento foi realizado nos Estados Unidos, entre os dias 6 e 8 de maio e Miller acabou na segunda colocação.

Como resposta a esse comportamento, o presidente e co-fundador da Blizzard, Mike Morhaime, se mostrou bastante incomodado. Morhaime, que já havia dado declarações fortes contra posturas racistas, afirmou, em entrevista ao site VentureBeat, que está extremamente desapontado pelas expressões de ódio e ofensivas de alguns espectadores durante a transmissão do evento. "Nós acreditamos que não há mais espaço para racismo, sexismo, assédio ou comportamentos discriminatórios, tanto dentro quanto fora da comunidade gamer".

O executivo se mostrou ciente de que o problema transcende os games e atinge a sociedade como um todo. "Quando questões como estas são expostas, elas encorajam as pessoas a pensarem e serem mais positivas, e também a rejeitar totalmente comentários maldosos, seja contra elas próprias ou contra outros jogadores".

Como parte da solução, Morhaime afirmou que consultou jogadores, streamers e moderadores, além de parceiros como o próprio Twitch, para criar meios de combater esse comportamento. "Nós estamos estudando um programa-piloto do Twitch no sentido de facilitar a moderação de comentários e também evitar que transgressores possam driblar ações de banimento".

Outra medida já anunciada é que a Blizzard irá rever sua política para parceiros de torneio, de forma a evitar que as transmissões sejam acompanhadas de conteúdos ofensivos em suas janelas de comentários. Por fim, Morhaime diz que isso só resolve parte do problema e que todos os envolvidos na indústria deveriam se unir para agir de maneira impactante.

Alvo das ofensas no episódio, Miller afirmou em entrevista ao site Polygon que torcia para sua família não ver a caixa de comentários durante a transmissão de sua partida.

"Eu sabia que seria ruim, mas não tão ruim. De qualquer maneira, não deveria, mas aconteceu. Não é algo que vai me incomodar. Mas, para todos que me apoiam, que se preocupam comigo, ver aquilo certamente machucou muito", afirmou.