Topo

Atualização de segurança do Oculus Rift facilita pirataria de seus games

Dispositivo de realidade virtual foi lançado em março - Divulgação
Dispositivo de realidade virtual foi lançado em março Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

23/05/2016 14h53

Em um tiro no pé da Oculus VR, uma atualização de segurança do dispositivo de realidade virtual Oculus Rift, com intenção de impedir acesso de usuários de aparelhos rivais, acabou facilitando ainda mais o processo de pirataria do aparelho.

A nova atualização tinha como objetivo barrar o uso do mod Revive, que dá chance a jogadores com outros dispositivos de acessar jogos do Rift. Para isso, agora é preciso checar se o Rift está conectado.

Ao criar esta barreira, porém, os desenvolvedores da Oculus criaram uma brecha para o criador do mod permitir o uso não só de outros dispositivos, mas como facilita o processo de pirataria de seus games.

"A versão original do Revive simplesmente pegava funções do Oculus Runtime e traduzi-lo para OpenVR", declarou o modder conhecido apenas Libre VR. "A nova versão agora usa esta mesma técnica injeção para passar a checagem do Rift completamente".

De acordo com Libre VR, é a primeira vez que conseguiu quebrar um sistema DRM, e que é contra o uso de seu programa para piratear games.

"Eu realmente não queria seguir por este caminho", escreveu.

A decisão de barrar modificações ao Oculus Rift vai contra diversas declarações do CEO da empresa, Palmer Luckey, que prometia que jogadores poderiam rodar seus jogos "da forma que quisessem".

Lançado em março, o Oculus Rift está à venda por US$ 600.