Topo

Modificação que deixava todos os humanos brancos em "Stellaris" é banida

Modificação do game de estratégia fazia com que todas as pessoas tivessem cor branca e nomes europeus; produtora disse que preza pela diversidade - Reprodução
Modificação do game de estratégia fazia com que todas as pessoas tivessem cor branca e nomes europeus; produtora disse que preza pela diversidade Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

24/05/2016 16h29

A Paradox, produtora do game de estratégia espacial para PC "Stellaris", decidiu banir do Steam uma modificação criada por um jogador que transformava a aparência de todos os seres humanos do jogo. Chamada "European Phenotype and Names Only (White Humans)", essa alteração no game deixava os humanos com a pele branca e os dotava de nomes europeus.

Via Twitter, Suzana Meza Graham, diretora de operações da Paradox, justificou o banimento. "Nós temos algumas regras de conduta em vigor para evitar, entre outras coisas, ofensas raciais. Nós interpretamos que essa modificação em especial quebra essas regras de conduta."

Graham também se mostrou irritada com a repercussão desse caso. "Apesar disso, parece a polêmica em torno dessa modificação está causando mais problemas do que ela em si", disse, antes de afirmar que essa seria a última vez que os desenvolvedores falariam sobre o caso.

Além dessa modificação, outra deverá encontrar destino similar. Chamada de "Separate Human Phenotypes", ela transforma as divisões étnicas dos humanos em divisões de raças, o que permite a criação de civilizações compostas por pessoas de uma única etnia.

Esses casos, porém, não incentivarão a Paradox a acabar com a possibilidade de criação de modificações para o game. "Nós incentivamos que os jogadores modifiquem o jogo, mas desde que isso signifique seguir as nossas regras de conduta", afirmou Graham.

No game original, as populações dos impérios humanos são compostas por pessoas de etnias diversificadas, sendo que todos desempenham papéis de mesma importância.

Com elementos de exploração espacial e gerenciamento de civilizações, "Stellaris" está disponível para PC.