Topo

Filme de games mais aguardado do ano, "Warcraft" não agrada crítica nos EUA

O longa-metragem é baseado no primeiro jogo da série, "Warcraft: Orcs & Humans", que saiu para PC em 1994 - Reprodução
O longa-metragem é baseado no primeiro jogo da série, "Warcraft: Orcs & Humans", que saiu para PC em 1994 Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

25/05/2016 12h03

O filme de games mais aguardado do ano, "Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos", estreia na próxima semana, mas a crítica especializada norte-americana já assistiu ao longa-metragem e, pelo jeito, não gostou do que viu. O filme tem recebido diversas críticas negativas e foi considerado uma obra feita "apenas para os fãs".

"Warcraft" é baseado na franquia de fantasia medieval da Blizzard Entertainment, que começou como uma série de jogos de estratégia para computador e chegou ao ápice no game online "World of Warcraft", que já contou com cerca de 12 milhões de jogadores ativos. A série conta com uma narrativa complexa, que envolve não só os jogos mas livros e histórias em quadrinhos. Levar "Warcraft" para o cinema foi uma tarefa difícil para a Legendary Pictures e a Universal Studios, que contaram com a ajuda da Blizzard para que tudo ficasse o mais fiel possível aos games.

O esforço parece não ter dado muito certo: Para a revista Variety, "Hollywood continua imbatível em transformar videogames de sucesso em filmes impossíveis de se assistir". A crítica da Variety diz que "os mais de 2 mil efeitos especiais produzidos para o filme terminam parecendo com propagandas de jogos no iPhone".

Já o Hollywood Reporter elogia os personagens bem construídos do filme, que possuem sentimentos e personalidade por baixo dos efeitos especiais e armaduras. Mas aponta: "O filme não é envolvente e se você nunca jogou 'WoW', não vai se importar com 'Warcraft'".

A crítica do site Crave Online diz que "Warcraft" mirou muito alto e acertou muito baixo. Para o site norte-americano, a impressão é que o longa-metragem foi propagandeado como um novo "Senhor dos Anéis", mas se assemelha mais a "Willow - Na Terra da Magia".

ASSISTA AO TRAILER DO FILME "WARCRAFT"

Go4Gold

Sites de games também não gostaram

A repercussão negativa não se limita aos sites e revistas especializadas em cinema. O Kotaku, site norte-americano de games e cultura pop, também não gostou do que viu. "Assim como outros filmes de games, 'Warcraft' se leva à sério demais", diz a crítica do Kotaku. "Eu me divirto muito mais jogando por 2h em Molten Core (uma das missões de 'WoW') do que assistindo esse filme".

Segundo a crítica do Kotaku, as atuações são fracas, mas as armaduras são bem feitas. "As presas de Garona (Paula Patton) são bobas, mas desviam a atenção da performance dela, que é tão ridícula quanto".

O filme "Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos" estreia em 2 de junho no Brasil.