Topo

Ibuki atrasa e "Street V" sofre com 'mês em branco' e falta de conteúdo

Guile foi último personagem a chegar no game; veja seus movimentos

Start

Rodrigo Lara

Do Gamehall

31/05/2016 15h27

Desde o lançamento de "Street Fighter V", em fevereiro, a produtora Capcom tem atualizado o jogo com novos conteúdos no final de cada mês. Foi assim com o personagem Alex, que chegou no final de março, e Guile, que estreou no game nos últimos dias de abril. A expectativa era que a próxima lutadora do game, Ibuki, estivesse disponível no final de maio, portanto.

Não é o que acontecerá. Ontem (30), a produtora revelou o primeiro trailer mostrando os movimentos da pequena ninja na mais recente edição do jogo. Sua chegada em "Street Fighter V", porém, só acontecerá com o Modo História, previsto para junho - sem data exata, porém. A informação foi revelada em um post no blog Saikyo, na página japonesa da Capcom.

Com isso, maio é o primeiro mês que o game "passa em branco" desde o seu lançamento, o que não é uma boa notícia para um jogo que vem sendo criticado justamente por ter sido lançado com pouco conteúdo.

Baixas vendas

A própria Capcom já admitiu, por meio do seu CEO, Kenzo Tsujimoto, que o jogo foi lançado de forma incompleta. Segundo o executivo, a Capcom aprendeu que "é melhor gastar um pouco mais de tempo ao desenvolver e lançar um título de alta qualidade que tenha uma boa performance global".

Ele também reforçou que a primeira impressão deixada pelo jogo quando foi lançado, como os problemas de servidores - algo crítico em um jogo com conteúdo voltado para a jogatina online -, se tornou uma barreira para o sucesso do game.

Com isso, em cerca de um mês e meio após ser lançado, 1,4 milhão de cópias do jogo foram vendidas, número inferior à meta de 2 milhões da Capcom para esse período.

A chegada do Modo História é uma ação para ajudar a preencher um dos pontos mais críticos de "Street Fighter V": a ausência de opções de jogo para um jogador. O produtor da série, Yoshinori Ono, admitiu que a produtora subestimou esse tipo de opção, como o tradicional Modo Arcade, tão comum em jogos de luta.

Vale lembrar que "Street Fighter V" já possui um "modo história": sequências de três ou quatro lutas que serve como introdução para a presença de cada lutador no game. Sendo assim, esse novo modo deverá unir todo o elenco, de forma similar à que ocorreu nos últimos games da série "Mortal Kombat".

A má notícia, porém, é que essa opção de jogo deverá ser curta, rendendo entre uma e duas horas de partida apenas - bem distante das campanhas dos últimos "Mortal Kombat", por exemplo, com cerca de quatro vezes mais essa duração.

Ou seja: é improvável que os jogadores deixem de clamar por um Modo Arcade. O próprio Ono afirmou, no início de maio, que a produtora busca inserir um modo no qual seja possível disputar partidas "versus" contra oponentes controlados pela inteligência artificial do game e também que há trabalho no sentido de lançar mais modalidades offline no decorrer do ano.

Não há, porém, data definida para que isso chegue ao jogo. "Street Fighter V" está disponível para PC e PlayStation 4 com legendas em português.