Topo

Música do novo "Doom" esconde mensagem satânica

Do UOL, em São Paulo

01/06/2016 10h37

Lançado na metade de maio, o novo "Doom" revigorou a franquia, ao mesmo tempo que manteve elementos clássicos do jogo original. E, claro, uma dessas características é a capacidade do título, que tirou o sono dos pais com sua violência nos anos 1990, atrair polêmicas para si.

A mais recente diz respeito a mensagens satânicas em uma das músicas do novo game. Quando analisada em um espectrograma - que transforma as ondas sonoras em gráficos - a faixa "Cyberdemon" possui várias sequências de "666" e um pentagrama. O extra foi descoberto por diversos jogadores, como os responsáveis pelo canal Nerd Sauce no YouTube.

Inserir esse tipo de imagem é possível ao colocar, de maneira escondida e muitas vezes inaudível, camadas extras nas músicas de maneira a formar as figuras.

A brincadeira provavelmente faz referências aos primeiros games da série, que tinham pentagramas pintados em paredes e cenas como os companheiros mortos do jogador crucificados. Esse tipo de conteúdo gerou diversas teorias sobre o conteúdo satânico da série.

"Doom" está disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One.