Topo

Polícia portuguesa usa "GTA V" para criar campanha educativa

Do UOL, em São Paulo

06/06/2016 11h25

O departamento de Segurança Pública de Portugal resolveu utilizar o game "GTA V" de maneira inovadora: como ferramenta de marketing. Por meio de uma agência de propaganda, o órgão recriou uma perseguição policial utilizando o game como forma de se aproximar do público mais jovem e reforçar o compromisso com a causa pública.

É interessante ver o cuidado tomado durante a perseguição em si para que o policial do game respeite regras de trânsito e não coloque a vida da população em risco. Isso inclui, obviamente, dirigir de maneira rápida, porém cautelosa, e também não disparar armas de fogo sem necessidade. Durante a perseguição, recursos do game, como chamar apoio de outras unidades, também são utilizados.

Tudo corre perfeitamente até a apreensão do criminoso, porém um dos policiais controlado pela inteligência artificial do game acaba disparando contra o criminoso mesmo após ele já estar rendido e algemado. É o único deslize do vídeo, mas que, felizmente, não tem consequências mais sérias.

"GTA V" está disponível para PC, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360 e Xbox One.