Topo

Xbox One recebe assistente Cortana a partir desta semana

Assistente pessoal será uma das atrações da próxima grande atualização do console e não exigirá Kinect para ser utilizada - Reprodução
Assistente pessoal será uma das atrações da próxima grande atualização do console e não exigirá Kinect para ser utilizada Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

06/06/2016 16h39

Membros do programa Preview do Xbox One terão acesso à assistente Cortana já a partir desta semana. A inteligência artificial concentrará o gerenciamento de comandos de voz do videogame, permitindo que os jogadores realizem tarefas como a criação de grupos facilmente.

Esses comandos podem ser dados mesmo por jogadores que não possuam o Kinect. Nesses casos, o headset do aparelho poderá ser utilizado, uma mudança em relação aos planos iniciais da Microsoft. O nome da inteligência artificial se inspira na personagem da série Halo, que também tem a função de acompanhar o jogador durante as aventuras no jogo de tiro.

A novidade chegará para todos os donos do Xbox One juntamente com a atualização de verão (inverno, no caso dos países do Hemisfério Sul) do console. Nessa versão prévia, Cortana estará disponível para usuários dos Estados Unidos, Reino Unido, França, Itália, Alemanha e Espanha.

Além da assistente, o Xbox One também terá novidades em sua interface. A mais notável delas é a nova forma de organização dos games, que poderão ser listados em ordem alfabética e também de acordo com o último uso.

Integração com Windows 10

Essa atualização marca um significativo passo rumo à integração entre o Xbox One e PCs equipados com o Windows 10. A mais notável é a união entre a lojas do sistema operacional e a do Xbox One.

Nas próximas semanas também chegará uma versão beta do Xbox app, um aplicativo para PCs que permitirá, entre outras coisas, gravar partidas do Xbox One em vídeos com 60 fps, gerenciar capturas de tela, vídeos gravados, uploads e também compartilhar esse tipo de conteúdo em redes como o Twitter.