Topo

Novo PS4 não substituirá modelo atual, promete Sony

Versão tradicional do PlayStation 4 e a mais potente Neo irão coexistir; ideia é que o novo aparelho atenda às necessidades de jogadores ávidos por tecnologia de ponta - Montagem/UOL
Versão tradicional do PlayStation 4 e a mais potente Neo irão coexistir; ideia é que o novo aparelho atenda às necessidades de jogadores ávidos por tecnologia de ponta Imagem: Montagem/UOL

Do UOL, em São Paulo

10/06/2016 09h45

Por meio de uma entrevista ao jornal norte-americano Financial Times, Andrew House, presidente da Sony Interactive Entertainment, confirmou que a empresa realmente lançará uma versão aprimorada do PlayStation 4. Até o momento, havia apenas rumores sobre esse novo aparelho.

Quem esperava mais detalhes sobre o chamado PlayStation 4 Neo na E3, porém, irá se decepcionar. De acordo com o executivo, a empresa irá esperar até que possa, de fato, mostrar as capacidades do novo videogame, ou seja, que jogos tenham a opção de usar o poder extra do aparelho. "Nós queremos garantir que tenhamos uma gama completa das melhores experiências possíveis para o novo sistema para que possamos mostrá-lo em sua totalidade", disse.

Duas versões no mercado

Como especulado, esse novo console será capaz de produzir gráficos em maior resolução do que a versão atualmente em venda, com saída em resolução 4K. House não deu detalhes das especificações do PlayStation 4 Neo, porém confirmou que tanto ele quanto a variante tradicional do videogame irão coexistir.

"A intenção é que o novo PlayStation 4 complemente o console padrão. Venderemos ambos no decorrer do ciclo de vida do aparelho".

House também afastou um dos grandes temores que os donos do console atual tinham ao afirmar que todos os jogos serão compatíveis com ambos os consoles, com preferência para o aparelho padrão. O executivo disse que "a maioria ou todos" os lançamentos após a chegada do PlayStation 4 Neo terão opções gráficas para aproveitar o poder extra do aparelho.

Em termos de mercado, o novo PlayStation 4 irá custar mais do que o atual. Ou seja: o modelo padrão não terá uma redução de preço para que a novidade seja vendida pelo mesmo valor cobrado hoje, US$ 350. E, de acordo com House, a expectativa é que o PlayStation 4 Neo dê lucro desde o seu lançamento, ao contrário do que ocorreu com outros consoles lançados pela marca, quando ela subsidiava o preço do aparelho para lucrar com a venda de jogos.

House não deu pistas sobre a data de anúncio ou de lançamento do PlayStation 4 Neo. Vale lembrar que, em outubro, a marca lançará o seu visor de realidade virtual, o PlayStation VR. É provável que o novo aparelho seja apresentado próximo a essa data, uma vez que seu poder de processamento maior tende a ter relação direta com a entrada da Sony no segmento de realidade virtual.