Topo

Campanha de "FIFA 17" é inspirada em "The Last of Us" e "NBA 2K"

Victor Ferreira

Do UOL, em Los Angeles

13/06/2016 10h01

Pela primeira vez em sua história, “FIFA” terá uma campanha com uma narrativa focada na trajetória de um jogador específico no mais novo game da franquia, "FIFA 17".

Na pele de Alex Hunter, um prodígio de 17 anos com grandes chances de emplacar na Premier League, o jogador poderá definir como o personagem será visto pelo mundo ao seu redor dependendo de uma série de fatores, desde seu desempenho em campo até pelo relacionamento com seus companheiros de equipe.

Para chegar a este ponto, porém, os produtores tiveram sua própria trajetória trabalhando por mais de dois anos na campanha, se inspirando em diversos games diferentes para incluí-lo na nova edição de “FIFA”.

"Jogamos a campanha de 'NBA 2K', e gostamos muito dela", declarou o produtor Sebastian Enriques. "Também joguei 'The Last of Us' e diversos outros jogos. História é muito importante para nós".

"Muitos jogadores queriam um modo História em 'FIFA', mas o que sentíamos é que ainda não era possível fazer uma representação fiel dos altos e baixos do início de uma carreira", continuou.

Para tentar criar esta história, a EA também contratou diversos profissionais com experiência em cinema e televisão, para tentar dar peso emocional ao projeto, que segundo Enrique terá variações, dependendo do desempenho de Alex e sua equipe na temporada.

"Não queremos fazer algo como 'não importa se você perdeu, o resultado será essencialmente o mesmo'. O que você fizer no campo afeta a narrativa".

TRAILER APRESENTA MODO JORNADA DE "FIFA 17"; ASSISTA

Start

Mudanças e constantes

O jogador também poderá fazer uma série de escolhas diferentes, em termos de decisões e diálogos, que mudarão o relacionamento de Alex com os demais personagens da campanha, sejam eles parte do time ou mesmo membros de sua família.

Há, porém, elementos que se mantém sempre os mesmos, já que Alex já tem seu visual predefinido, e sempre será um jogador ofensivo (embora não necessariamente um atacante) e parte da Premier League, na Inglaterra.

Os produtores não chegaram a revelar se a campanha possui um final "fechado", ou se o modo campanha se desdobrará para um sistema de carreira mais típico.

"FIFA 17" sai em 29 de setembro para PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One.