Topo

"ReCore" reinventa conceitos de "Metroid Prime" para nova geração

Victor Ferreira

Do UOL, em Los Angeles

15/06/2016 13h22

Ao jogar “ReCore”, é difícil não ver as influências dos projetos anteriores de sua equipe de desenvolvimento.

Criado em parceria entre o estúdio Armature, formado por antigos membros do Retro Studios, e a Comcept de Keiji Inafune, o game lembra muito “Metroid Prime” em suas mecânicas e conceitos de jogabilidade, enquanto sua estética tem ares de “Lost Planet” - embora em um deserto mais árido do que ártico.

Ainda assim, o game consegue criar uma identidade própria ao estabelecer o laço entre a heroína Joule e seus diferentes robôs.

“Os jogos de ‘Metroid’ são experiências isoladas, e isso é parte da identidade daquela série”, explicou o diretor Mark Pacini, também responsável pela série “Prime”. “A ideia aqui é que a maior parte do game é dedicada aos seus companheiros e às pessoas que você deve encontrar e seu relacionamento com eles, mas também servem como formas de progredir no mundo”.

No game, Joule visita o planeta de New Eden, que está em processo de terraformação. Ao chegar na superfície, porém, ela descobre que os robôs se rebelaram e passaram a atacar humanos.

Enquanto em “Metroid Prime” certos inimigos eram mais frágeis contra tipos diferentes de tiro, no novo game é necessário mudar as cores de sua arma para que seja igual a da criatura que esteja enfrentando (vermelho com vermelho, azul com azul, e por aí vai). Os robôs também se encaixam neste sistema: Mack, o “cãozinho” que acompanha Joule no início de sua aventura, tem um núcleo azul, e tende a ser mais efetivo contra inimigos com esta cor.

Na companhia de robôs

Além disso, para reforçar o ponto de Pacini sobre a importância de seus companheiros, a maior parte das melhorias e habilidades em combate não estão ligadas diretamente a Joule, e sim a seus companheiros robóticos.

“O sistema central de ‘ReCore’ é algo que queria fazer há tempos no Retro Studios, mas não se encaixava com o modelo de jogos que estávamos fazendo”, explicou Pacini. “Era algo que sempre estava na minha cabeça, um jeito diferente de elaborar o combate, e acabei usando a base disso para a criação deste jogo”.

Ao final da demo, a impressão final é de que “ReCore” é um jogo mais leve e despretensioso do que a série “Metroid Prime” e “Lost Planet”, mas ainda trazendo muito do que chamou atenção em ambos os projetos. Agora é esperar para ver se esta qualidade se mantém no jogo completo.

“ReCore” sai em 13 de setembro para PC e Xbox One.