Topo

Dois meses após o beta, "Nioh" já é jogo muito melhor

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em Los Angeles

16/06/2016 14h35

"Nioh" será muito mais do que um mero clone de "Dark Souls". Essa é a conclusão que tiro após ter a oportunidade de testar uma nova versão do game de ação do Team Ninja durante a E3 2016.

Anunciado em 2004 e depois deixado de lado depois de uma década, "Nioh" teve um retorno meteórico após ser ressuscitado durante o Tokyo Game Show 2015. Desde então, o game já ganhou uma versão beta (que foi baixada por mais de 850 mil pessoas), e uma outra versão com várias melhorias implementadas com base no feedback dos fãs.

Pois é: para vir à E3, o Team Ninja melhorou drasticamente a experiência de jogo com base nas impressões coletadas durante a fase de testes realizada há menos de dois meses. Depois de 12 anos, parece que agora eles não veem a hora de finalmente lançar o game.

A demo da E3 2016 trouxe um ambiente inteiramente novo, que lembra em muito as cavernas labirínticas que aparecem na série "Dark Souls". O cenário é devidamente povoado por inimigos desafiadores, que tentam emboscar e surpreender o jogador a cada curva, e por um chefe que lembra uma súcubo e é capaz de sugar a energia vital do protagonista.

"Não consigo mentir: o sucesso dos jogos da From Software nos motivou, sim, a ressuscitar o projeto 'Nioh'", garantiu o diretor Fumihiko Yasuda ao UOL Jogos. "Meu time percebeu que era possível criar nossa própria versão de uma experiência nesse gênero e encontrar um público interessado por um jogo assim".

"Jogos que desafiam, mas procuram sempre o equilíbrio certo entre dificuldade e frustração, são parte do DNA do Team Ninja. E 'Nioh' é exatamente assim", interveio o diretor do Team Ninja, Yosuke Hayashi.

Em termos de exploração, "Nioh" poderia até se passar por um "Dark Souls" com temas do folclore japonês. Mas o combate do game tem um ritmo muito diferente, e lembra muito mais "Ninja Gaiden" do que as produções da From.

Em relação à versão beta de abril, o novo "Nioh" tem um sistema de controle de câmera mais preciso, que evita momentos de confusão. A dificuldade foi reajustada, e a mecânica de durabilidade das armas, completamente removida. Tudo isso deve satisfazer os fãs que foram às redes sociais pedir tais mudanças.

Se as melhorias ao jogo continuarem nesse ritmo, "Nioh" logo terá uma identidade própria forte o suficiente para livrar-se das (agora inevitáveis) comparações com "Souls". Fãs poderão colocar o game à prova novamente em agosto, quando um segundo beta será disponibilizado.

A Koei Tecmo planeja lançar "Nioh" exclusivamente para o PlayStation 4 ainda em 2016.