Topo

Futebol, "Lego" e dança dão vida extra a PS3 e Xbox 360 na E3

Rodrigo Lara

Do UOL, em São Paulo

16/06/2016 10h00

A E3 trouxe muitas novidades para os donos do PlayStation 4 e do Xbox One, mas o que restou para os veteranos PS3 e X360? Não muita coisa.

O nome dos consoles só foi lembrado por eles terem versões de games de destaques apresentados no evento, como "Fifa 17", "Pro Evolution Soccer 2017" e "Just Dance 2017". 

As tradicionais franquias que dividem a preferência dos boleiros virtuais chegarão aos videogames antigos em setembro: no dia 20, no caso de "PES 2017" e no dia 27, quando o assunto é "Fifa 17". Já "Just Dance 2017" debutará no mês seguinte, em 25 de outubro.

Último gol da carreira

É provável, porém, que essas sejam as últimas iterações dos populares games para esses consoles. E a razão para isso envolve aspectos técnicos: tomando "Fifa 17" como exemplo, as versões para PlayStation 3 e Xbox 360 não contarão com o modo história. O jogo também passará a utilizar o motor gráfico Frostbite, o mesmo de "Battlefield 1", nos consoles da geração atual. Apesar de improvável, não há informações sobre essa questão nos consoles antigos.

No caso de "PES 2017", a Konami não citou nenhuma limitação do tipo. E, indo do futebol à dança, o mesmo vale para a Ubisoft e "Just Dance 2017".

Jogos PS3 e X360 na E3 - Montagem?UOL - Montagem?UOL
Cada vez mais as opções de novos games são limitadas para donos de PlayStation 3 e Xbox 360; franquias esportivas e jogos mais casuais ainda marcam presença nos antigos consoles
Imagem: Montagem?UOL

É de se esperar, porém, que as versões para PS3 e Xbox 360 sejam "capadas": gráficos inferiores e gargalos de desempenho costumam ser comuns nesses casos, como visto em "Call of Duty: Black Ops III", que marcou a despedida da franquia nos antigos consoles e tem diferenças de qualidade significativas em relação à versão para PlayStation 4 e Xbox One.

Outro jogo de tiro, "Destiny", tem versões competentes para PlayStation 3 e Xbox 360, mas também deixará de ter novos conteúdos para essas plataformas. A próxima expansão do game, "Rise of Iron", só será lançada para PS4 e Xbox One. E isso tem uma razão irrefutável: em entrevista ao UOL Jogos, a Bungie, produtora do jogo, afirmou que 90% dos jogadores do título utilizam PS4 e Xbox One.

O céu pode esperar

A limitada presença de PlayStation 3 e Xbox 360 na E3 acaba se refletindo na agenda de lançamentos para esses consoles. Ainda que games de franquias consagradas, como as já citadas e também "Lego" - "Lego Star Wars: The Force Awakens" e a expansão para "Lego Dimensions", game que não foi lançado no Brasil -, chegarão como novidades para os veteranos, a quantidade de novos games representa uma pequena fração do que PlayStation 4 e Xbox One terão. 

Considerando apenas o PlayStation 3, há 11 jogos com lançamento confirmado no mercado norte-americano ainda neste ano. Além de "Fifa 17 e "PES 2017", "Mighty No. 9", "Lego Star Wars: The Force Awakens", "Madden NFL 2017", "Attack on Titan", "The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel II", "NBA 2K17", "Shantae: Half-Genie Hero", "Skylanders Imaginators" e "Just Dance 2017" completam a lista.

No caso do Xbox 360, a lista é um pouco menor. Serão nove títulos: "Fifa 17", PES 2017",  Mighty No. 9", "Lego Star Wars: The Force Awakens", "Madden NFL 2017", "NBA 2K17", "Shantae: Half-Genie Hero", "Skylanders Imaginators" e "Just Dance 2017".

É um ritmo de despedida em tom melancólico e que se arrasta pelos últimos dois anos. Ainda que sobrevivam à base de games esportivos e franquias de games mais casuais, a hora do adeus definitivo de PlayStation 3 e Xbox 360 está cada vez mais próxima.