Topo

Paixão de infância por dragões foi inspiração para criador de "Scalebound"

Victor Ferreira

Do UOL, em Los Angeles

16/06/2016 13h19

De certa forma, “Scalebound” é o projeto dos sonhos do designer Hideki Kamiya, conhecido por seus trabalhos em “Devil May Cry”, “Bayonetta” e “Viewtiful Joe”.

Em entrevista com UOL Jogos, Kamiya declarou ser um grande fã do gênero de fantasia, com contos de cavaleiros e magia, e que sua parceria com a Microsoft finalmente permitiu criar um game com estes elementos mais à tona.

“Com ‘Scalebound’ eu tive a oportunidade de ter alguém chegar para mim e perguntar ‘Que jogo você quer fazer e não ter nenhuma restrição’, e eu respondi que queria criar algo com dragões e batalhas grandiosas e espetaculares”, explicou o designer.

Kamiya já havia tentado implementar alguns elementos do gênero e o uso de dragões em seus projetos anteriores, mas diversas razões o impediram de seguir totalmente nesta direção.

“Por uma razão ou outra - seja pelo estado da companhia ou no que estivéssemos trabalhando - nunca houve a oportunidade de criar este jogo com dragões”, declarou. “Eles diziam ‘precisamos de um jogo de ação’, ou quando formamos a Platinum Games, era preciso fazer algo que colocasse nosso nome no mapa, então voltamos aos básicos fazendo ‘Bayonetta’”.

“Scalebound” será um jogo de mundo aberto em que o protagonista é Drew, um jovem que é transportado para o mundo de Draconis, onde forma um laço com o dragão Thuban e luta com diversas criaturas gigantes e monstruosas - que são baseadas em outra inspiração de Kamiya, filmes de monstros como “Godzilla” e “Gamera”.

Parceria

Apesar de “Scalebound” estar previsto para o ano que vem, o projeto é resultado de uma negociação e conversas extensivas entre os executivos da Microsoft e os produtores da Platinum Games.

“A Microsoft e a Platinum sempre queriam trabalhar juntos, e isso sempre era tópico para uma longa conversa”, disse o produtor Jean Pierre Kellams. “A gente visitava eles, eles nos visitavam, ‘vamos fazer algo juntos um dia desses’, e ficávamos esperando o momento certo para que o jogo fosse o conceito certo”.

A chance da parceria surgiu durante o desenvolvimento do Xbox One, em que a Microsoft decidiu investir em conteúdo exclusivo para sua plataforma, chegando a procurar estúdios externos como a Platinum e a Insomniac Games, de “Sunset Overdrive”.

Desde então, o projeto sofreu leves alterações graças ao processo de reestruturação da Microsoft, que lançará o game para Windows 10, mas para Kellams o processo não foi problemático.

“Nós estamos usando o Unreal Engine 4 para ‘Scalebound’, e uma das coisas legais é que ele é um motor gráfico voltado para múltiplas plataformas, então as ferramentas já estavam disponíveis para este tipo de mudança”, explicou o produtor.

“Scalebound” chega em 2017 para PC e Xbox One