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China assume liderança no mercado de jogos; Brasil é o 12° da lista

Com forte presença de dispositivos móveis e maior abertura, mercado chinês superou o norte-americano e lidera receitas mundiais na indústria de games - Tyrone Siu/File Photo/Reuters
Com forte presença de dispositivos móveis e maior abertura, mercado chinês superou o norte-americano e lidera receitas mundiais na indústria de games Imagem: Tyrone Siu/File Photo/Reuters

Do UOL, em São Paulo

24/06/2016 10h42

Uma pesquisa divulgada pela consultoria Newzoo aponta que a China tomou o lugar dos Estados Unidos e passou a ser o país onde a indústria de games obtém a maior parte de sua receita global. O país é responsável por gerar US$ 24,4 bilhões no segmento, sendo seguido pelos Estados Unidos, com US$ 23,6 bilhões. 

Ambos os países estão bem distantes do terceiro colocado, o Japão, que tem receitas da ordem de US$ 12,4 bilhões. O Brasil, por sua vez, aparece na 12ª posição, tendo ultrapassado a Austrália. Estima-se que o mercado nacional gere US$ 1,2 bilhão em receitas com games.

A liderança da China tem explicações bastante óbvias: com uma população de 1,4 bilhão de pessoas, cerca de quatro vezes a dos Estados Unidos, e a abertura cada vez maior à indústria de games, a base de jogadores tem crescido em ritmo acelerado. Estima-se que a população online do país seja algo em torno de 790 milhões de pessoas. 

Outro fator a ser considerado é o crescimento do mercado de games mobile, cujo número de instalações teve 30% de alta no primeiro trimestre de 2016 em comparação com os três últimos meses de 2015.