Topo

Entenda como funcionam os games de Xbox One no PC

Próximos games exclusivos da Microsoft rodarão no Xbox One e no Windows 10 - Reprodução
Próximos games exclusivos da Microsoft rodarão no Xbox One e no Windows 10 Imagem: Reprodução

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

24/06/2016 12h02

Anunciado na conferência da Microsoft na E3 2016, o programa Xbox Play Anywhere vai integrar os games e jogadores de Xbox One e Windows 10. Todos os jogos mostrados na conferência, como "Gears of War 4", "ReCore" e "Forza Horizon 3", rodam em ambas as plataformas e é assim que vai ser daqui para a frente com todos os jogos publicados pelo Xbox Game Studios, os chamados títulos "first-party".

Doze jogos já fazem parte do programa, entre games já disponíveis e outros ainda em desenvolvimento. São eles: "Ark: Survival Evolved" e "Killer Instinct" (já disponíveis); "Cuphead", "We Happy Few", "ReCore", "Forza Horizon 3" e "Gears of War 4" (saem este ano); "Halo Wars 2", "Sea of Thieves", "Scalebound", "State of Decay 2" e "Crackdown 3" (para 2017).

Ao jogar um game do programa no Windows 10, você poderá jogar com (ou contra) outros jogadores no Xbox One e vice-versa.

Segundo a Microsoft, todos os futuros games 'first-party' serão parte do programa: Você vai poder comprar uma cópia do game no PC ou no Xbox One e jogar em ambas as plataformas - de forma similar ao que já acontece com "Quantum Break". Outros estúdios podem optar por incluir seus games no programa, mas não são obrigados. O selo Play Anywhere só é obrigatório para os jogos exclusivos da Microsoft.

Outro detalhe importante é que o programa só vale para cópias digitais dos jogos vendidas na Xbox Game Store e na loja Windows 10 App. Ou seja, se você comprar "Gears of War 4" em disco para Xbox One, não vai levar a outra cópia. O mesmo vale para compras feitas no Steam.

(Quase) Não precisa de Live Ouro

Falando ao podcast norte-americano GamerTag Radio, o chefe de marketing de Xbox, Aaron Greenberg, explicou que os jogadores de Xbox One não precisam de uma assinatura Live Ouro para jogar partidas cooperativas com seus amigos no PC. Porém, para outras atividades online no Xbox One (como partidas multiplayer competitivas), a assinatura ainda é obrigatória.

Assim como já acontece hoje, quem optar por jogar os games no Windows 10 não precisará pagar nada para jogar online no mesmo ambiente que os jogadores do Xbox One.

Por fim, o executivo garantiu que os jogadores não terão que desembolsar nenhum valor adicional pelos benefícios do programa em ambas as plataformas.

VEJA DESTAQUES DA CONFERÊNCIA DE XBOX NA E3 2016

Start