Topo

Usuário é banido e perde acesso a jogos do PlayStation ao usar nome real

Contexto do nome do jogador mudou bastante desde quando nasceu - Divulgação
Contexto do nome do jogador mudou bastante desde quando nasceu Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

27/06/2016 13h05

Por anos, um jogador conseguiu aproveitar os benefícios da PlayStation Network - incluindo jogos e multiplayer - no PS3 e PS4 ao usar um nome de usuário baseado em seu próprio nome: Jihad.

Após algumas partidas de "Overwatch", porém, Jihad - conhecido como "iJihad" na PSN - foi banido sem aviso prévio pela Sony.

O jogador argumentou que, quando nasceu há 26 anos atrás, a palavra Jihad (ou luta, em árabe) tinha uma conotação significativamente mais positiva do que atualmente, em que é associada a grupos terroristas islâmicos.

Inicialmente, a Sony havia indicado que Jihad poderia voltar mudar a sua identificação, e ter acesso novamente a seus jogos e conteúdos comprados digitalmente que, segundo ele, estão na casa de centenas de dólares.

Um segundo contato da empresa, porém, revelou que ele não teria mais acesso à conta em definitivo. Desde então, Jihad tem usado seu Twitter para reclamar de sua situação.

"É verdade, pessoal! Se um empregado da Sony estiver a fim de te banir, você perde acesso a seu conteúdo digital! Até Offline!!!", escreveu o jovem.

Por enquanto, a Sony não se pronunciou sobre o assunto.