Topo

Ausência do Windows no Xbox irritou Bill Gates

Ideia de dotar o Xbox com um sistema operacional voltado para games não agradou Bill Gates, que queria ver o Windows no console - Reprodução
Ideia de dotar o Xbox com um sistema operacional voltado para games não agradou Bill Gates, que queria ver o Windows no console Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

30/06/2016 16h41

Após revelar que a Microsoft cogitou uma parceria com a Sony e a Nintendo para entrar no segmento dos games, Ed Fries, um dos líderes de projeto do primeiro Xbox, contou mais sobre o tumultuado processo de criação do console. Uma das histórias mais curiosas aconteceu quando Bill Gates descobriu que os responsáveis pelo videogame não queriam dotá-lo do sistema operacional Windows.

O episódio, conhecido como "Valentine's Day Massacre", ocorreu durante uma reunião entre Gates e a equipe responsável pelo desenvolvimento do Xbox, justamente em um Dia de São Valentim (que é comemorado no dia 14 de fevereiro e tido como Dia dos Namorados em alguns países). Gates gritou com a equipe, dizendo que a ausência do sistema operacional era "um insulto a tudo que fiz nessa companhia".

Fries relata que a discussão demorou horas, com Gates se mostrando intransigente com todos que tentavam convencê-lo que usar um sistema operacional otimizado para games era a melhor ideia. "As horas passavam, eram cinco, depois seis da tarde. Era Dia de São Valentim! A maior parte de nós tínhamos algo a fazer fora do trabalho", relatou Fries.

A situação só mudou após um dos presentes perguntar sobre uma rival em potencial para os planos da Microsoft. "Mas e a Sony? A Sony está lentamente invadindo as salas de estar com um processador aqui, um software ali, eles podem ser uma ameaça à Microsoft", disse.

Nesse momento, Gates e Steve Ballmer, então presidente executivo da Microsoft, olharam um para o outro e se perguntarem: "É, e a Sony?". Aparentemente, a ameaça da concorrente japonesa era pior do que a ausência do Windows no Xbox e isso fez Gates mudar de ideia instantaneamente: "Eu vou dar para vocês tudo que quiserem", disse aos responsáveis pelo desenvolvimento do console.