Topo

Jogo é removido do Steam por roubar materiais de "Call of Duty"

Artista utilizou materiais de "Black Ops III" e "Advanced Warfare" para criar armas de "Orion" - Divulgação
Artista utilizou materiais de "Black Ops III" e "Advanced Warfare" para criar armas de "Orion" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

01/07/2016 15h50

O jogo "Orion: Prelude"  foi removido da plataforma digital Steam, após a Activision acusar o estúdio responsável de roubar materiais criados para a série "Call of Duty" e reutilizá-los para armas do game.

A acusação surgiu do fórum NeoGAF, onde um usuário notou semelhanças entre partes das armas dos dois jogos. Inicialmente, o desenvolvedor do game, David Prassel, discordou da remoção, mas após conversar com a Activision declarou que o conteúdo de fato foi roubado, e que o artista responsável foi demitido.

Call of Duty - Orion - Reprodução - Reprodução
Imagem mostra que parte de cima de arma de "Black Ops III" e mira de "Advanced Warfare" foram usados na criação de duas armas de "Orion"
Imagem: Reprodução

"Ontem à noite recebi evidências vindo diretamente da Activision sobre materiais ainda não mencionados ao público", escreveu no fórum do Steam. "Ao receber isso, ficou bem aparente que houve um trabalho de plágio. Embora o artista ofereceu refazer as armas de graça, ele foi demitido imediatamente após a descoberta".

Como defesa, Prassel declarou que, por ser um projeto envolvendo artistas e desenvolvedores espalhados pelo mundo, ele é incapaz de controlar todo o processo de desenvolvimento.

"Isso é o que mais me preocupa: eu não posso garantir que isso aconteça no futuro", declarou. "Eu não tenho tempo para jogar outros games, estou muito dedicado neste trabalho. Eu nunca teria chance de comparar conteúdo entre todos estes jogos, ou mesmo conseguiria. Por isso estamos abertos a projetos de fãs ou desenvolvedores como eles. Se há provas válidas, nós as removeremos imediatamente".

Após a remoção das armas e equipamentos com materiais roubados, "Orion" voltou a ser vendido pelo Steam.