Topo

"LEGO Star Wars: O Despertar da Força" imita filme e repete fórmula antiga

Finn, Rey, Poe e companhia são transformados em blocos de montar pela 1ª vez - Divulgação/Warner Bros. Interactive Entertainment
Finn, Rey, Poe e companhia são transformados em blocos de montar pela 1ª vez Imagem: Divulgação/Warner Bros. Interactive Entertainment

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

05/07/2016 15h10

Quando o primeiro "LEGO Star Wars" foi lançado em 2005, a mistura entre os famosos blocos de montar, humor escrachado e videogames ainda era uma grande novidade. Hoje, após adaptações de "Indiana Jones", "Harry Potter", "Os Vingadores", "Jurassic Park" e várias outras, já é bem mais difícil surpreender-se por um jogo da Traveller's Tales.

Assim como "O Despertar da Força" fez nos cinemas, o novo "LEGO Star Wars" aposta em repetir uma fórmula antiga e consagrada. Jogando seguro, o game não inova, mas também não decepciona.

Do primeiro encontro entre Rey e Finn nos desertos de Jakku ao confronto entre Resistência e Primeira Ordem no planeta Starkiller, o jogo recria cenas do filme com o humor típico da franquia "LEGO" em 11 estágios. Outros 7, destraváveis, apresentam os personagens do "Episódio VII" em momentos que não foram retratados nas telonas.

A graça de "LEGO Star Wars" não está no desafio, mas sim em seu modo cooperativo local, ideal para grupos de amigos e famílias.

É fácil resolver quase todos os combates pressionando repetidamente o mesmo botão. O game apresenta como novidade tiroteios em que é possível proteger-se atrás de paredes ou murinhos, que servem para dar variedade rítmica à ação. Mas a mira automática faz com que tais encontros sejam triviais.

Como em outros jogos "LEGO", quebra-cabeças devem ser resolvidos alternando o controle entre diferentes personagens. Em certos momentos, é preciso construir estruturas com blocos LEGO soltos pelo cenário - e agora os jogadores podem escolher o objeto que seus personagens construirão. Mesmo assim, os enigmas são bem simples.

O momento único mais divertido do jogo é a recriação do combate aéreo sobre Takodana, que coloca o jogador dentro da X-Wing de Poe Dameron.

Trata-se de um "mais do mesmo" benigno. É impossível não recomendar "LEGO Star Wars: O Despertar da Força" para fãs da franquia ou dos jogos "LEGO", pois o game diverte muito apesar (ou talvez por causa) de sua simplicidade.

Um detalhe: apesar de "LEGO Star Wars" estar totalmente dublado em português, a opção com o áudio original em inglês é muito especial: Harrison Ford, Carrie Fisher, Daisy Ridley, John Boyega, Oscar Isaac e todo o resto do elenco do filme emprestam mais uma vez suas vozes a seus respectivos personagens, inclusive nas cenas criadas exclusivamente para o game.