Topo

Game de "Pokémon" para celular é lançado, mas não funciona no Brasil

"Pokémon Go" não está encontrando monstrinhos para serem capturados no Brasil - Divulgação
"Pokémon Go" não está encontrando monstrinhos para serem capturados no Brasil Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

06/07/2016 11h02

Lançado na última terça (5) em diversos países, "Pokémon Go" parou de funcionar no Brasil na manhã desta quarta-feira (06). Muitos usuários (incluindo a redação do UOL Jogos) notaram que o jogo  abre, mas o mapa não tem conteúdo algum.

Pokémon, ginásios e outros locais com itens sumiram do mapa, impossibilitando avançar de qualquer maneira no jogo.

Pokémon Go Loja - Reprodução - Reprodução
Loja de Pokémon Go" permite comprar dinheiro para adquirir itens que ajudam na captura de monstrinhos. O pacote mais caro custa R$ 390.
Imagem: Reprodução

Não há qualquer tipo de comunicado oficial por parte da Nintendo ou Niantic, produtores do jogo, mas fica a impressão de que se trata de um bloqueio por geolocalização, ou seja, o game identifica que está sendo jogado no Brasil, onde ainda não foi lançado oficialmente, e bloqueia todo o conteúdo.

O curioso é que a loja dentro do game, que permite comprar itens para ajudar na captura de Pokémon, está funcionando normalmente.

A Niantic revelou que tem ciência de diversos problemas, como alto consumo da bateria e distorções de áudio. Entretanto, nada é dito sobre a ausência completa de Pokémon e outras formas de interação no mapa. 

O game, desenvolvido pela Niantic em parceria com a Pokémon Company, permite que usuários explorem uma versão do mundo real na qual monstrinhos estão escondidos por todos os lados. Trata-se de uma experiência de realidade aumentada: enquanto anda por um parque, por exemplo, um jogador pode encontrar, lutar contra e capturar um Bulbasaur.

Veja gameplay comentado de "Pokémon GO"

Start

Por ora, "Pokémon GO" só tem os primeiros 151 monstrinhos da franquia. A Pokémon Company ainda não revelou planos para acrescentar os remanescentes.

Até o momento da publicação desta nota, a versão de iOS de "Pokémon GO" só estava disponível para download na Austrália.