Topo

CBLoL 2016: INTZ e CNB duelam para acabar com maldição do vice-campeonato

CNB e INTZ querem perder a fama de eternos vice na grande final do CBLoL neste sábado (9) - Reprodução
CNB e INTZ querem perder a fama de eternos vice na grande final do CBLoL neste sábado (9) Imagem: Reprodução

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

07/07/2016 15h32

Nesse sábado (9) vai acontecer no ginásio do Ibirapuera a grande final do circuito brasileiro de "League of Legends", mais conhecido como CBLoL. Além do troféu de campeão, os finalistas CNB e INTZ disputam qual time perderá a fama de "eternos vices" do maior campeonato de videogames do Brasil.

INTZ e CNB estão no cenário competitivo de "League of Legends" há algum tempo e, em certos pontos, ambos tropeçaram no momento mais importante do campeonato: a grande final. Os times já bateram na trave algumas vezes e não conseguiram levantar a taça de campeão por muito pouco.

A INTZ, atual vice-campeã brasileira, tem a fama de deixar escapar taças principalmente quando a disputa rola em eventos com a presença do público. Foi assim no International Wild Card Invitational de 2015 (na Turquia) e na segunda etapa do CBLoL de 2015 com o estádio Allianz Parque lotado de fãs da paiN Gaming.

Veja a INTZ dominando a paiN durante as semis do CBLoL

Start

A CNB tem em seu currículum dois vice-campeonatos brasilerios (2013 e 2014), mas depois disso o time não teve um bom desempenho e recentemente lutou para sair da zona de rebaixamento do CBLoL.

INTZ Final CBLoL 2016 - Divulgação - Divulgação
Com praticamente os mesmos jogadores desde sua criação, a INTZ vem para a final do CBLoL como favorita
Imagem: Divulgação

Nesse ano um desses dois times vão perder esse estigma de vice e parando para olhar o retrospecto das duas equipes, vemos que a INTZ vem como favorita. Mesmo assim não será fácil derrotar a CNB, que vem embalada e com gana de vencer.

A INTZ surgiu em junho de 2014 quando adquiriu os jogadores da Out of Position, Thiago "Djokovic" Maia e Luan "Jockster" Cardoso. Além disso, Felipe "Yang" Zhao, Micael "micaO" Rodrigues e Gabriel "Tockers" Claumann foram os 'novos talentos' descobertos pela organização. No final daquele ano, a INTZ trocou "Djokovic" com a CNB por Gabriel "Revolta" Henud.

Com essa formação INTZ se manteve em alto nível e sempre garantiu as primeiras posições nos principais torneios de "League of Legends".  Ainda com esses tropeços, a formação do time é praticamente a mesma desde sua criação e isso pode ser uma vantagem para a disputa de sábado.

CNB faz ace contra Keyd nas semifinais do CBLoL

Start

Por outro lado, a CNB vem em uma boa fase mesmo depois de quase ficar de fora do CBLoL por um péssimo desempenho na primeira etapa. A equipe resolveu diversos problemas que atrapalhavam o desempenho e varreu para de baixo do tapete suas principais fraquezas.

Para essa etapa foram convocados três experientes reforços foram convocados: Pedro "LEP" Marcari, Gustavo "Minerva" Queiroz e Thiago "TinOwns" Sartori, todos ex-jogadores da KaBuM!, a equipe que foi a vencedora do CBLoL de 2014. Com essa formação a CNB deu aula de meta-jogo nas partidas que disputou e mostrou rotações perfeitas e trabalho em equipe praticamente impecável. Isso fez com que o time terminasse a fase de grupos  em primeiro lugar.

CBN CBLoL 2016 - Divulgação - Divulgação
Com a chegada de "Lep", "Minerva" e "TinOwns" a CNB voltou a figurar entre os principais times do cenário brasileiro de "LoL"
Imagem: Divulgação

Mas quem vai vencer nesse final de semana? As apostas estão na INTZ por ser uma equipe mais experiente com finais presenciais e é mais a equipe mais enfática no início do jogo – justamente o ponto fraco da atual CNB. Grande parte do favoritismo vem do momento que "Revolta" vive, considerado como o melhor caçador das selvas do Brasil e que tem uma visão de jogo invejável.

A CNB só vai conseguir levar a taça para casa se explorar as fraquezas da INTZ, que é um time que desanda quando fica muito atrás. Talvez o caminho para isso seja proteger e fortalecer "TinOwns", que é a principal fonte de dano da equipe e que certamente será um dos principais alvos de "Revolta".

De qualquer forma, ambos os times vão proporcionar um grande desfecho para essa temporada do Circuito Brasileiro de "League of Legends", que foi a mais disputada desde que o jogo chegou ao Brasil, indiscutivelmente.

Quem vencer garante vaga para o torneio Wild Card de "League of Legends", que garante uma vaga para o Mundial no final do ano. A disputa será realizada na Ópera de Arame, em Curitiba, PR nos dias 3 e 4 de setembro. Essa é a primeira vez que o Brasil recebe uma classificatória tão importante para o cenário competitivo de "LoL".