Topo

Jogos como "Mario Kart" ajudam motoristas a dirigir melhor, diz estudo

Jogos de corrida e tiro ajudam no desenvolvimento motor de jogadores - Divulgação
Jogos de corrida e tiro ajudam no desenvolvimento motor de jogadores Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

19/07/2016 13h33

Um estudo conduzido pela Universidade de Nova York Shanghai e Universidade de Hong Kong concluíram que jogos de corrida como "Mario Kart" e shooters podem ajudar pessoas a se tornarem melhores motoristas, ao desenvolver reflexos mais rápidos.

No estudo, 80 membros da Universidade de Hong Kong, incluindo alunos e funcionários, participaram de diversos experimentos envolvendo jogos como "Mario Kart" e "Unreal Tournament", além de títulos com menos foco em ação e coordenação motora, como "The Sims 2" e "Roller Coaster Tycoon".

Em um dos experimentos, pessoas com pouca experiência com jogos de ação jogaram "Mario Kart" ou um shooter. Após 10 sessões de uma hora, membros do grupo já demonstravam uma coordenação motora e reflexos - uma combinação que os pesquisadores chamam de "controle visuomotor" - bem melhores do que anteriormente.

Pessoas que jogaram os jogos de estratégia e simulação, por sua vez, não demonstraram grandes mudanças neste sentido.

Outro teste revelou que pessoas com mais experiência com jogos de ação conseguiam conduzir um simulador de carros melhor do quem não tem prática com títulos deste gênero.

"Jogar um game de ação por no mínimo 5 horas melhora a precisão e amplitude de resposta do controle visuomotor", diz a conclusão do estudo.

A pesquisa também revelou que esta melhora é independente de uma pessoa estar habilitada a dirigir ou não, já que apenas 14 dos 80 testados tinham carteira de motorista.

Curiosamente, o estudo indica que jogos de tiro como "Unreal Tournament" são melhores para desenvolver estas habilidades do que games de corrida, já que eles "requerem que jogadores façam predições constantes sobre onde e quando as balas deverão atingir o alvo".