Topo

Empresa diz que "No Man's Sky" usou equação patenteada sem autorização

Do UOL em São Paulo

21/07/2016 11h58

De acordo com a empresa holandesa Genicap, o estúdio Hello Games utilizou uma equação patenteada por ela para ajudar a criar os mundos e diferentes sistemas ecológicos de seu novo e ambicioso jogo, "No Man's Sky".

Em entrevista com o jornal De Telegraf, o representante da companhia, Jeroen Sparrow, declarou que a chamada "Superfórmula" - uma equação matemática capaz de reproduzir elementos complexos como teias de aranha, estrelas do mar e flocos de neve - está sendo utilizada de forma indevida pelos produtores, já que ela pertence à Genicap.

"Não providenciamos uma licença para a Hello Games", disse. "Não queremos interromper o lançamento, mas se a fórmula foi usada vamos ter que conversar."

A Superfórmula foi elaborada pelo geneticista belga Jonah Gielis em 2003, que atualmente serve como Chefe de Pesquisa e membro da diretoria da Genicap, que distribui o uso da equação para diferentes aplicações.

A principal evidência do uso da Superfórmula em "No Man's Sky" vem de uma reportagem de 2015 da revista New Yorker, em que o diretor do game, Sean Murray, menciona como sua implementação ajudou na criação de diferentes formas para terrenos.

"Uma das coisas mais difíceis para nós é criar formas coerentes", disse Murray. "Soa ridículo, mas é difícil encontrar uma fórmula da qual você possa depender."

Em declaração ao site Eurogamer, a Genicap se mostra aberta a iniciar uma colaboração com o estúdio, se possível.

"Seria ótimo trocar ideias com o Hello Games. Acreditamos que 'No Man's Sky' é o início de uma nova geração de jogos. O que eles fizeram com a fórmula é impressionante. Jonah Gielis, fundador da Genicap e quem descobriu a Superfórmula, está muito orgulhoso."

"Se o Hello Games utilizaram nossa tecnologia, em algum momento teremos que nos reunir. Tentamos entrar em contato com eles, mas entendemos que estão ocupados. Confiamos que seja possível conversar a respeito de forma normal."

Por enquanto, o estúdio não se pronunciou a respeito do caso.

Um dos jogos mais ambiciosos dos últimos anos, "No Man's Sky" promete trazer um Universo com bilhões de estrelas e quintilhões de planetas para se descobrir e explorar. O jogo sai em agosto para PC e PS4.