Topo

Só falta a Sony deixar: PS4 e Xone já poderiam compartilhar partidas online

Produtores pressionam, mas Sony se mostra reticente sobre a possibilidade de jogadores de PlayStation 4 disputarem partida contra donos de Xbox One - Jae Hong/AP
Produtores pressionam, mas Sony se mostra reticente sobre a possibilidade de jogadores de PlayStation 4 disputarem partida contra donos de Xbox One Imagem: Jae Hong/AP

Do UOL, em São Paulo

22/07/2016 11h19

A ideia é tentadora: a possibilidade de jogadores de PlayStation 4 e Xbox One poderiam disputarem partidas online ganhou peso nos últimos meses. Falta, porém, o aval da Sony.

Em entrevista recente, o presidente da Psyonix, Jeremy Dunham, afirmou que a empresa já possui uma solução técnica para isso. "Nós estamos, literalmente, no ponto em que tudo que precisamos é autorização da Sony para isso funcionar", disse, reforçando que em "Rocket League" isso poderia ser implementado em "um dia útil".

Outro desenvolvedor que diz ter uma solução para isso aconteça é o presidente da CD Projekt Red. "Nosso próximo jogo, 'Gwent: The Witcher Card Game', terá partidas entre Xbox One e PC e a Microsoft já afirmou que outros consoles poderiam participar disso. Nós adoraríamos que o PlayStation 4 também participasse disso durante a fase beta. Falta apenas a luz verde da Sony".

Microsoft na frente

Ambas as plataformas já possuem jogos que oferecem o recurso, porém essas partidas são limitadas entre os consoles e o PC.

O primeiro passo nesse sentido foi dado pela Microsoft que, em março, não apenas anunciou suporte nativo para disputas envolvendo Xbox One e PC, como também garantiu que sua rede online teria meios de envolver outros consoles - como o PlayStation 4.

A Sony, por sua vez, se mostrou reticente. No início do ano, a empresa se limitou a dizer que a linha PlayStation permite partidas entre jogadores de console e PC desde "Final Fantasy XI", lançado em 2002 para PlayStation 2. "Nós ficaríamos felizes de conversar com produtoras que estiverem interessadas nesse tipo de recurso", afirmou a companhia em comunicado ao site GameSpot.

Com cada vez mais desenvolvedores apoiando a ideia, resta saber se a fabricante do PlayStation 4 irá dar algum passo decisivo para isso se torne realidade.