Topo

Para não ficar 'atrás' do PS3, X360 quase se chamou 'Xbox 3'

"Xbox 2"? Para Microsoft, dar esse nome ao Xbox 360 passaria a impressão de ele estar defasado em relação ao PlayStation 3 - Reprodução
"Xbox 2"? Para Microsoft, dar esse nome ao Xbox 360 passaria a impressão de ele estar defasado em relação ao PlayStation 3 Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

25/07/2016 17h44

Quando lançou o Xbox 360, em 2005, a Microsoft causou estranheza justamente pelo "sobrenome" do console. A lógica implicaria que ele se chamasse "Xbox 2", uma vez que seria o segundo console da linha. Antes de chegar ao nome utilizado, porém, a empresa cogitou chamá-lo de "Xbox 3".

A razão para isso está na concorrência: tendo como rival o PlayStation 3, chamar o novo aparelho de "Xbox 2" poderia passar uma sensação de defasagem aos consumidores. 

"Certamente 'Xbox 3' estava na lista [de possíveis nomes] porque, bem, é preciso estar atualizado. Você não quer ser 'Xbox 2' e acabar comparado com o PlayStation 3. Nós conversamos sobre o isso, afinal você não quer se sentir uma geração atrasado, então porque não pular um número?", afirmou o ex-executivo chefe do Xbox, Robbie Bach, em entrevista ao site IGN.

A ideia, porém, foi deixada de lado em prol do nome "Xbox 360". O número faz alusão ao fato dos jogadores estarem no centro da experiência Xbox.

Esse raciocínio, entretanto, acabou sendo abandonado na hora de lançar o sucessor do videogame, o Xbox One. Nesse caso, a escolha do nome visava transmitir a ideia de que o console seria o "único": a Microsoft pretendia passar a mensagem aos jogadores de que ele seria o único aparelho que eles precisariam ter em sua sala de estar. 

Relembre jogos inesquecíveis do Xbox 360

Start