Topo

Valor da Nintendo despenca ao dizer que não lucrará muito com "Pokémon GO"

Jogo para celulares ainda não tem data de lançamento no Brasil - Divulgação/The Pokémon Company
Jogo para celulares ainda não tem data de lançamento no Brasil Imagem: Divulgação/The Pokémon Company

Do UOL, em São Paulo

25/07/2016 10h37

Desde que o jogo mobile "Pokémon GO" virou a mais nova febre mundial, no início de julho, o valor de mercado da Nintendo teve um aumento surpreendente, quebrando recordes na Bolsa de Valores de Tóquio e chegando a superar até uma de suas principais competidoras, a gigante Sony.

Nesta segunda (25), porém, as ações da Nintendo despencaram, perdendo 18% de seu valor - o equivalente a US$ 6,7 bilhões - em apenas um dia. É possível que a empresa perdesse ainda mais, caso este número não fosse o limite de movimentação estabelecido pela Bolsa de Tóquio.

A grande queda deve-se principalmente após um relatório da própria Nintendo indicar que o enorme sucesso de "Pokémon GO" não deverá afetar os lucros da empresa de forma significativa, já que a maior parte do dinheiro arrecadado com o aplicativo ficará com a Pokémon Company e o estúdio Niantic.

Embora seja sócia destas empresas, analistas indicam que a Nintendo só terá 13% do valor arrecadado com "Pokémon GO" transferida para ela, e a companhia já havia considerado o desempenho do aplicativo e do acessório Pokémon GO Plus em suas previsões para o fim do ano fiscal, segundo seu relatório.

Sendo assim, investidores que acreditavam erroneamente que a Nintendo era a única detentora dos direitos da franquia retiraram seu dinheiro da empresa, o que levou à queda no valor de mercado.

Ainda assim, por mais que o valor de mercado da Nintendo tenha caído após esclarecer seu papel em relação ao game, "Pokémon GO" ainda é um sucesso absoluto, chegando a 10 milhões de downloads poucas horas após seu lançamento no Japão, na última sexta (22).

Ainda sem data no Brasil, "Pokémon GO" está disponível para dispositivos Android e iOS.