Topo

Após 20 anos, CEO da Sega na era Mega Drive volta à indústria de games

Tom Kalinske foi um dos principais responsáveis pelo sucesso do Mega Drive - Reprodução
Tom Kalinske foi um dos principais responsáveis pelo sucesso do Mega Drive Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

26/07/2016 13h46

Após 20 anos fora da indústria, o executivo Tom Kalinske, que serviu como presidente e CEO da Sega of America durante o auge da empresa, nos anos 90, revelou que voltará ao mundo dos games.

O executivo agora é CEO do estúdio Gazillion, conhecido principalmente pelo RPG Online "Marvel Heroes".

"Você pode imaginar como é ficar fora por 20 anos da indústria e voltar, as mudanças são inacreditáveis", disse ao site Gamesindustry.biz. "Eu tenho muito a aprender. Nem sabia de coisas como Steam ou a Valve. Mas o legal é que muito disso começou a muito tempo atrás".

Kalinske citou os avanços em tecnologias como realidade virtual e mercado de jogos mobile, que já haviam aparecido de forma mais rudimentar quando ele trabalhava na Sega, além de parabenizar os esforços do antigo CEO da Gazillion, David Brevik, que além de seu trabalho em "Marvel Heroes" é conhecido principalmente como um dos fundadores da Blizzard e mente por trás de clássicos como "Diablo".

"Me lembra muito de quando entrei na Sega nos anos 90... Eles não tinham muitos produtos e precisávamos fazê-los rápido", declarou.

Contratado em 1990 para liderar a Sega of America, Kalinske presidiu sobre o que é considerado como a era de ouro da companhia, transformando o Mega Drive e franquias como "Sonic" em ícones do mundo dos games, e elevando o valor de mercado da Sega para mais de US$ 5 bilhões, e ameaçando o controle total da Nintendo no mercado de consoles.

Após discordar dos caminhos da matriz japonesa, Kalinske deixou a companhia em 1996, passando a dar foco maior em softwares educativos em empresas como a LeapFrog.

Kalinske é um dos personagens centrais do livro "A Guerra dos Consoles", de Blake Harris, que narra a ascensão da Sega sob Kalinske e o impacto que a competição teve sobre a Nintendo.