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Anteriores ao sucesso no cinema, RPGs da Marvel seguem fórmula de "Diablo"

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

27/07/2016 10h01

Lançados muito antes da Marvel se tornar um sinônimo de sucesso no cinema, os RPGs da série "Ultimate Alliance" foram relançados meio que de surpresa nesta semana, em um pacote para PC, PlayStation 4 e Xbox One. São dois jogos pelo preço de um, mas será que ainda divertem?

O primeiro "Marvel Ultimate Alliance" tem quase 10 anos de idade e já foi vendido junto com o Xbox 360. Já o segundo jogo seguia a trama de "Guerra Civil", saga que havia acabado de emplacar nos quadrinhos em 2009 - e que serviu de base para o recente filme do Capitão América. As versões remasterizadas podem ser compradas individualmente por preços entre R$ 123 e R$ 129 ou em um pacote (R$ 184 a R$ 200), nas lojas online Steam, PS Store e Xbox Game Store.

Os "Marvel Ultimate Alliance" são RPGs de ação ao estilo "Diablo", daqueles que você joga com a câmera posicionada meio que no alto, como em um tabuleiro. É possível escolher entre vários heróis da Casa de Ideias, inclusive o Homem-Aranha e os X-Men. Cada personagem possui seus próprios poderes, que são aprimorados conforme você ganha experiência e sobe de nível. E, se esses elementos mais "RPGísticos" não fazem seu estilo de jogo, é possível automatizar a evolução e se concentrar em distribuir pancadas e super-golpes do começo ao fim.

Você joga em um grupo de até 4 personagens e a composição do grupo concede poderes adicionais: Formações como o Quarteto Fantástico ou um grupo só com Vingadores têm bônus diferentes de um grupo formado apenas por mutantes, por exemplo. Um dos maiores atrativos da franquia é o modo multiplayer cooperativo local. Traduzindo, você pode jogar com os amigos reunidos no mesmo console (ou computador). O game suporta até 4 jogadores simultâneos.

Marvel Ultimate Alliance 2 - Divulgação - Divulgação
Os gráficos dos "Marvel Ultimate Alliance" não são dos melhores e dão aos heróis e vilões um aspecto plastificado, como se fossem 'action figures'. No segundo game o nível de detalhes é maior, mas o estilo plastificado continua.
Imagem: Divulgação

Super aventuras Marvel

Criação da produtora Raven (de "Heretic", "Hexen" e "Jedi Knights II"), a franquia "Marvel Ultimate Alliance" é uma evolução de "X-Men Legends", série que fez sucesso por aqui na época do PlayStation 2, colocando os mutantes mais famosos dos quadrinhos em aventuras envolvendo vilões clássicos como Apocalipse.

No primeiro "Marvel Ultimate Alliance", o Dr. Destino reúne um grupo de vilões e toma o controle de uma nave da S.H.I.E.L.D., a agência de inteligência e contra-terrorismo do universo de Stan Lee. Essa é a desculpa para Nick Fury e o Capitão América reunirem um time de super-heróis que inclui desde Wolverine e Thor até Electra, o Surfista Prateado e o Motoqueiro Fantasma. O elenco todo conta com mais de 140 personagens, dos quais 16 estão disponíveis para seleção já no começo.

O segundo game se passa durante o arco "Guerra Civil", que era a grande novidades nos quadrinhos Marvel em 2009: O governo dos EUA quer obrigar todos os mascarados a revelarem suas identidades e os heróis se dividem em dois grupos, liderados pelo Capitão América (contra o controle governamental) e o Homem de Ferro (que apoia a decisão de Washington). "Marvel Ultimate Alliance 2" conta com duas tramas jogáveis, conforme o lado que o jogador escolhe após os eventos iniciais.

Em termos de mecânica, a maior novidade em "Ultimate Alliance 2" são os Fusion Attacks, golpes que combinam os poderes dos heróis. Os efeitos variam de acordo com os personagens selecionados (sempre em dupla): Wolverine pode refletir os disparos de energia do parceiro, ou ser arremessado contra os inimigos por um colega mais forte, por exemplo.

Assim como na época dos lançamentos originais, o pacote de "Marvel Ultimate Alliance" não oferece legendas nem dublagem em português. O pacote com ambos os jogos já está disponível para PC e PS4, e chegará ao Xbox One na quinta-feira (28).