Topo

Nintendo tem prejuízo de mais de US$ 48 milhões no segundo trimestre

Sem repetir o sucesso do seu antecessor, Wii U é um dos responsáveis pelo mau resultado financeiro da Nintendo - Divulgação
Sem repetir o sucesso do seu antecessor, Wii U é um dos responsáveis pelo mau resultado financeiro da Nintendo Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

27/07/2016 11h23

A Nintendo divulgou o resultado financeiro de suas atividades no segundo trimestre de 2016. E, ao contrário do resultado obtido no mesmo período de 2015, o balanço não foi positivo: entre abril e junho, a companhia teve prejuízo operacional em torno de US$ 48 milhões.

Boa parte do mau resultado pode ser creditado ao desempenho do Wii U: foram apenas 220 mil unidades vendidas nos três meses. Sem a previsão de lançamento de jogos de peso nos próximos meses - apenas o novo "The Legend of Zelda" foi mostrado nesse sentido - e com a iminente chegada do NX, os consumidores têm encontrado poucos motivos para adquirir a plataforma.

Até o momento, foram vendidas cerca de 13 milhões de unidades do Wii U, número muito distante dos mais de 100 milhões de Wii que chegaram aos consumidores.

A Nintendo, por sua vez, culpou o câmbio da moeda japonesa, que se valorizou e acabou afetando as vendas fora do Japão.

A perspectiva a médio prazo, porém, é favorável à companhia. Ainda que obtenha lucro limitado sobre o game, o sucesso de "Pokémon GO" poderá dar um ânimo extra às finanças da empresa. No final do ano ainda haverá o lançamento de "Pokémon Sun & Moon", para 3DS, além da reedição do NES em uma versão compacta, fatores que também podem gerar impacto positivo para a Nintendo.