Topo

Blogueiro faz o que a Nintendo não fez: um NES miniatura com cartuchos

Do UOL, em São Paulo

28/07/2016 21h02

Apesar da comoção por conta do anúncio do NES Classic, versão menor do clássico Nintendinho que a Nintendo lançará em novembro já com 30 jogos na memória, muitas reclamações vieram graças à ausência de entrada de cartuchos no aparelho.

Apesar da vasta lista de títulos embutidos no console, não é possível atualizar a lista, adicionando ou trocando os games disponíveis.

Curiosamente, o blogueiro britânico Daftmike, que tem um site dedicado a modificações diversas, criou algo que faz o que a Nintendo não fez.

Utilizando uma impressora 3D, emuladores, smartphone e tecnologia NFC ele fabricou um NES em miniatura, chamando NESPi, com cartuchos e um controle diminuto que funcionam de verdade - tudo é 40% menor do que o NES original e ainda menor do que o NES Classic.

Dentro da carcaça do pequeno videogame está um computador Raspberry Pi com emuladores e jogos na memória. Os cartuchinhos, por sua vez, contam com informações que, ao serem lidas por um sensor NFC dentro do videogame, acionam o jogo em questão. Aliás, o NESPi roda também jogos de outros consoles, como Game Boy e Game Boy Advance.

Daftmike declara ter feito todo o projeto antes da revelação do NES Classic e que até pensou em fabricar alguns para vender, mas que desistiu da ideia após o anúncio da Nintendo.