Topo

"Grand Kingdom" é o melhor RPG de 2016 que você ainda não jogou

Belo visual e engenhoso sistema de batalhas fazem do game um grande acerto - Divulgação/Spike Chunsoft
Belo visual e engenhoso sistema de batalhas fazem do game um grande acerto Imagem: Divulgação/Spike Chunsoft

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

01/08/2016 12h36

Lançado sem fazer muito barulho, "Grand Kingdom" é um excelente RPG tático para PlayStation 4 e Vita que aproveita a herança do clássico gênero, mas inova com um sistema de combate que mistura turnos e ação.

Depois de um século de guerras, o continente é dividido entre quatro reinos que dependem de guerreiros contratados para lutar suas batalhas. O game conta a história de um bando de mercenários que, após uma derrota, decide afiliar-se a uma poderosa guilda.

No controle deste bando, o jogador é livre para contratar mercenários de diversas classes para montar seu time de heróis e para firmar pactos com qualquer um dos quatro reinos, seja ao longo da história ou em campanhas online.

Confira trailer de "Grand Kingdom"

Start

"Grand Kingdom" é o primeiro trabalho do estúdio Monochrome, de Tomohiko Deguchi - o homem por trás de "Muramasa: The Demon Blade" e "Grand Knights History", ambos da Vanillaware.

A bela estética do game mistura o característico estilo de jogos como "Odin Sphere" e "Dragon's Crown" a um traço reminiscente de animes dos anos 2000.

E apesar da beleza do game ser um grande chamariz, ela não é seu ponto mais forte. O destaque fica com o engenhoso sistema de batalhas, que permite ao jogador movimentar suas unidades pelo campo como em "Valkyria Chronicles" e atacar com a ajuda de mecânicas de ritmo à la "Paper Mario".

Nota de Grand Kingdom (UOL Jogos) - Montagem/UOL - Montagem/UOL
Game foi testado no PlayStation 4
Imagem: Montagem/UOL

Campanhas são disputadas em um tabuleiro, que esconde tesouros, armadilhas, oponentes e vários outros segredos. É preciso levar em conta fatores como moral dos soldados e limite de tempo para se dar bem nas disputas.

Extremamente complexo, "Grand Kingdom" permite que os jogadores personalizem sua experiência livremente, montando times com suas classes, habilidades e equipamentos favoritos. Metade do jogo é o gerenciamento do bando de mercenários - um processo lento, porém gratificante, pois controlar os personagens é muito divertido.

"Grand Kingdom" é para fãs de RPGs táticos clássicos como "Final Fantasy Tactics" e "Fire Emblem", mas não só; jogadores que costumam evitar o gênero por medo de sua complexidade podem encontrar no diferenciado sistema de combate do game motivo para entrar de cabeça no aspecto de gerenciamento.