Topo

Líderes russos acreditam que "Pokémon GO" é ferramenta de espionagem da CIA

Do UOL, em São Paulo

01/08/2016 12h38

Uma reportagem do jornal Washington Times revelou que diversos líderes políticos da Rússia - sejam parte do governo ou oposição - acreditam que o jogo "Pokémon GO" é na verdade uma ferramenta de espionagem da CIA.

"Usuários de dispositivos móveis com este jogo instalado podem virar cúmplices em ataques terroristas sem saber", diz uma reclamação do representante do Partido Comunista, Denis Voronenkov, ao Serviço de Segurança Federal da Rússia, também indicando que o jogo foi elaborado por organizações do Oeste para descobrir segredos de Estado.

Já o major general aposentado Aleksander Mikhailov, que fez parte do Serviço de Segurança russo, explicou à agência de notícias estatal RIA Novosti sobre os possíveis perigos do aplicativo.

"Suponha que o monstrinho em questão não apareça em um parque, mas sim em uma instalação secreta onde um alistado ou outro soldado o capture e tire uma foto com sua câmera", declarou. "É recrutamento de espontânea vontade e sem qualquer coerção. Essa é a forma ideal de serviços de inteligência para conseguir informações."

Já o pensador ultranacionalista Alexander Dugin chegou a comentar sobre as supostas ligações entre a CIA e John Hanke, CEO do Niantic Labs, estúdio responsável pelo jogo.

Outras figuras políticas do países foram ainda mais longe, e compararam o game ao Satanismo.

"Há a sensação de que o diabo veio por meio deste mecanismo está simplesmente tentando nos destruir espiritualmente por dentro", declarou Franz Klintsevich, vice-presidente do Comitê de Segurança e Defesa do Parlamento.

Klintsevich chegou até a sugerir o banimento oficial do jogo após as eleições parlamentares, em 18 de setembro. O líder dos Cossacos em São Petesburgo, Andrei Polyakov, também sugeriu a proibição do game.

"Precisamos tirar as pessoas do mundo virtual. Tudo isso cheira a Satanismo", declarou Polyakov.

É importante notar que, apesar das preocupações, "Pokémon GO" ainda não foi lançado oficialmente na Rússia - embora seja possível jogá-lo ao mudar configurações no aparelho.