Topo

Trapaceiros atrasaram "Pokémon GO" no Brasil

Niantic lança o game gradativamente pelo mundo enquanto trabalha para evitar que sites e apps de terceiros usem os dados do seu servidor - Tiziana Fabi/ AFP
Niantic lança o game gradativamente pelo mundo enquanto trabalha para evitar que sites e apps de terceiros usem os dados do seu servidor Imagem: Tiziana Fabi/ AFP

Do UOL, em São Paulo

05/08/2016 10h55

Aplicativos e sites que mostram, por exemplo, mapas com a localização dos Pokémon foram a principal razão para "Pokémon GO" demorar a chegar no Brasil. Essa foi a justificativa dada pela Niantic, produtora do game, para a demora do game em ser lançado por aqui. 

Ainda que não houvesse uma data precisa divulgada pela empresa para o lançamento - a única vez que ela se manifestou nesse sentido foi no dia da chegada do jogo, em contato exclusivo com UOL Jogos -, a demora em relação a outros lugares como Estados Unidos e Europa angustiou os jogadores brasileiros e gerou reações injustificadas, como a invasão do Twitter do presidente da Niantic.

"A chegada do jogo ao Brasil e à América Latina foi atrasada devido às tentativas agressivas de terceiros em acessar nossos servidores sem estar jogando 'Pokémon GO' ou respeitando nossos termos de seviço", disse a produtora em seu blog oficial. Além desse pronunciamento, a Niantic divulgou um gráfico que mostra o tráfego nos servidores antes e depois de ela banir sites e apps como o Pokévision, que mostrava a localização dos monstrinhos no mapa.

Gráfico - Servidor de Pokémon GO - Reprodução - Reprodução
Neste gráfico divulgado pela Niantic, é possível ver o tráfego nos servidores de "Pokémon GO" antes e depois da empresa banir aplicativos de terceiros que tentavam utilizar seu banco de dados; segunda a empresa, isso fez com que a chegada do jogo atrasasse em regiões como o Brasil e a América Latina
Imagem: Reprodução

Críticas diversas

A lua de mel entre a produtora e os jogadores, aparentemente, acabou. Após o lançamento estrondoso do jogo e a onda de elogios, as críticas começaram a surgir. Inicialmente, a instabilidade dos servidores, problemas de conexão com dados do GPS, bugs diversos e uma atualização que retirou o sistema que media a distância para os Pokémon mais próximos irritaram os jogadores.

Já no Brasil, essa situação ganha um componente ainda mais problemático: diversos jogadores fizeram uso de aplicativos que falsificam a localização do celular, permitindo que o game fosse jogado normalmente antes de chegar oficialmente por aqui. Como resultado, a maioria dos ginásios são dominados por Pokémon de alto nível, que demandariam mais do que dois dias - considerando o lançamento na quarta-feira (3) - para serem obtidos.

A Niantic se diz ciente de que esse tipo de situação "atrapalha a experiência" dos jogadores e, novamente, culpou aplicativos e sites de terceiros por possibilitar esse tipo de trapaça.

Apesar disso, não foi mencionada nenhuma medida concreta da parte da produtora para prevenir ou punir automaticamente que se utilizasse desse tipo de artifício. Por ora, a empresa disponibiliza um canal de comunicação em seu próprio site para que jogadores denunciem quem estiver trapaceando.

Veja 10 dicas para começar bem em "Pokémon GO"

Start

Conte para nós!

Você já está jogando Pokémon Go? Mande pra gente fotos dos monstrinhos aparecendo nos pontos turísticos da sua cidade! É só publicar a fotos em nossa página no Facebook ou mandar para o nosso Whatsapp (11) 99804-3762.