Topo

Professor usa "Pokémon Go" para ensinar trigonometria

Do UOL, em São Paulo

09/08/2016 12h56

O fenômeno "Pokémon Go" está por todo lado, inclusive dentro da sala de aula, mas não da forma que você está pensando! O professor Eddy Antonini, de Itapeva (SP), decidiu usar o game para ensinar trigonometria.

O professor de Elétrica e Eletrotécnica da ETEC de Itapeva usou o game como exemplo para falar sobre o Teorema de Pitágoras, explicando o funcionamento do sistema de "chocar ovos" do jogo e como os alunos podem escolher os trajetos mais eficientes para percorrer a distância pedida pelo jogo enquanto passam por Pokéstops e caçam Pokémon.

"Nas minhas aulas, eu normalmente uso temas do dia a dia para explicar o assunto", contou Eddy ao UOL Jogos. "Eu li que 'Pokémon Go' só calcula as distâncias percorridas em linha reta, então achei que era uma ocasião bem apropriada para falar de trigonometria".

Segundo o professor, o método não substitui as técnicas de ensino tradicionais. "Os estudantes têm aulas, tem que praticar com exercícios", explicou. "Mas esse método de aproximação traz o tema para junto da realidade do aluno".

Jogatona

Além de usar "Pokémon" para ensinar trigonometria, Eddy é organizador do evento Jogatona, onde jogadores de videogame participam de maratonas ao vivo de games no YouTube para arrecadar fundos para causas beneficientes.

"Pokémon Go" está disponível no Brasil para Android e iPhone.