Topo

Jogo de "Pokémon" criado por fãs é removido a pedido da Nintendo

Do UOL, em São Paulo

15/08/2016 14h00

Na última semana, um grupo de fãs lançou "Pokémon Uranium", um projeto de 9 anos que adaptava os conceitos principais da série em um novo continente, e com criaturas - e uma nova classe - criados especialmente para o game.

Após repercussão na mídia especializada internacional, e com o sucesso de "Pokémon GO" revitalizando o nome da franquia, o projeto virou um sucesso imediato, alcançando 1,5 milhão de downloads.

Por outro lado, o sucesso na mídia também chamou a atenção do departamento legal da Nintendo of America, que enviou diversos pedidos aos criadores do jogo para removê-lo de seu site, que cederam aos advogados.

"Embora não tenhamos sido contactados pessoalmente, está claro qual é seu desejo, e respeitamos estes pedidos profundamente", diz um comunicado no site do jogo.

"Não temos conexão com fãs que subirem os arquivos do jogo para seus próprios provedores, e não podemos verificar se estes links para download são legítimos", continuou o comunicado. "Avisamos para ter muito cuidado ao baixar o jogo de fontes não-oficiais."

Ainda assim, os criadores agradeceram às pessoas que baixaram o jogo.

"Continuaremos a trazer notícias e atualizações de 'Pokémon Uranium' por nossos canais oficiais".

Para saber mais sobre "Pokémon Uranium", acesse o site oficial do projeto.