Topo

Com visor da Microsoft, clássicos do NES viram hologramas jogáveis; veja

Veja Minecraft em ação com o HoloLens

Start

Do UOL, em São Paulo

16/08/2016 20h48

Com o sucesso de "Pokémon GO" ficou em evidência também o uso em games da tecnologia de realidade aumentada, conceito utilizado para fazer os monstrinhos virtuais aparecerem no mundo real.

Dentre muitas iniciativas no segmento, uma das principais é o visor HoloLens, da Microsoft, que a própria empresa já demonstrou em funcionamento com o sucesso "Minecraft".

O programador Andrew Peterson adicionou uma dose de nostalgia à realidade aumentada e adaptou o emulador de Nintendinho N3S para o dispositivo da Microsoft. Criado por Peterson, o N3S é um programa que roda jogos de Nintendinho transformando os gráficos 2D em objetos tridimensionais.

O resultado? "Super Mario Bros.", "Donkey Kong", "Legend of Zelda" e outros clássicos 8-bits funcionando como se fossem holografias suspensos no ar - em parte, o efeito lembra um pouco o visto no filme "Pixels", estrelado por Adam Sandler.

O HoloLens ainda não tem data de lançamento e preço definidos e conta com Alex Kipman em sua equipe de desenvolvimento, o brasileiro que criou o Kinect.