Topo

"Call of Duty" continuará mirando no futuro, diz Infinity Ward

Rodrigo Lara

Do UOL, em Los Angeles*

05/09/2016 12h24

Um dos pontos mais controversos dos últimos games da franquia “Call of Duty” tem sido o contexto retratado. A partir de “Advanced Warfare”, game de 2014, o cenário de combate abandonou os dias atuais – ou o passado – e rumou em direção ao futuro.

Dada a recepção negativa após a divulgação do primeiro trailer de “Call of Duty: Infinite Warfare”, não é preciso dizer que boa parte dos fãs não curtiu a ideia.

Ainda assim, há uma má notícia para eles: essa deverá ser a linha seguida pelos jogos da franquia.

“Nós sempre trocamos informações com militares e em uma dessas conversas, surgiu a dúvida: para onde a guerra estaria indo? Eles foram unânimes ao responder que estarão lutando no espaço daqui a alguns anos”, afirma o diretor de comunicação da Infinity Ward, produtora do novo “Call of Duty”, Eric Monacelli.


A próxima fronteira

“A história das guerras está ligada à busca de recursos e no espaço há muito nesse sentido. É um lugar plausível para se ir. Nós vemos várias empresas planejando expedições a Marte, então está claro que o espaço é a próxima fronteira.

O executivo afirma que essa decisão de explorar possibilidades futuras não é definitiva, mas é o caminho mais provável. “Nunca se sabe o que o próximo game irá trazer e, no momento, estamos concentrados para que ‘Infinite Warfare’ seja o melhor game possível. Sempre consideramos que o pré-requisito para um bom game é ele ter uma boa história para contar. E o espaço oferece isso”.

Sobre a recepção dos fãs, ele diz que isso não definiu os rumos de “Infinite Warfare”. “Um dos aspectos mais legais da franquia é ver que as pessoas se importam. Mas no caso desse game, nós tínhamos um plano bem definido e ele foi totalmente seguido”.

Linear, mas nem tanto

Monacelli explica que um dos principais atrativos da campanha de “Infinite Warfare” está no fato de não haver pausas entre as cenas de corte e a parte jogável em si. “Uma das nossas metas é fazer com que o jogador esteja imerso no game a partir do momento em que ele pega o controle até o final da narrativa”. E isso foi feito de uma forma interessante: não há situações de carregamento ou grandes diferenças gráficas entre uma cena de história e as batalhas em si.

Outra novidade – na verdade, um aprofundamento do visto em “Black Ops 3” – é a possibilidade de realizar missões paralelas. Elas são escolhidas no interior da nave Retribution. “Há uma narrativa linear, mas o jogador pode fazer missões paralelas que podem servir como treinamento ou para obter novos recursos. É algo novo, vimos um pouco disso no último game da série, mas não nesse nível”.

Por isso, a estimativa de horas necessárias para se completar o jogo pode variar. Ainda que não crave um número, a Activision afirma que ele segue a linha dos últimos games da Infinity Ward. Considerando a existência das missões paralelas, é de se esperar algo em torno de 8 a 10 horas.

Em termos narrativos, Monacelli diz que o próximo game é uma “montanha-russa de emoções”.

“Não há outro jogo capaz de colocar o jogador na pele de um soldado tão bem quanto ‘Call of Duty’. Você sente que está lutando por uma boa causa, ele te coloca dentro desse mundo”.

Elenco estrelado

Muito se falou sobre a presença de Kit Harington, o Jon Snow de “Game of Thrones”, como personagem de “Call of Duty: Infinite Warfare”. O astro, porém, não será o único famoso a marcar presença no game.

Além dele, o ator Brian Bloom, que atuou em “Esquadrão Classe A” e participou de diversos games, e o lutador irlandês de MMA, Conor McGregor, também marcarão presença no jogo. Monacelli, porém, não revelou muitos detalhes sobre os papéis interpretados.

Perguntado se hoje é mais fácil convencer famosos a participarem de um jogo, ele é enfático. “Hoje os games ocupam um espaço muito grande na cultura geral e isso facilita muito. Todos os convidados ficaram contentes em participar. É muito mais fácil contatar pessoas para esse fim hoje do que era, por exemplo, há dez anos”, conclui.

Com versões para PC, PlayStation 4 e Xbox One, “Call of Duty: Infinite Warfare” sera lançado no dia 4 de novembro.

* O jornalista viajou a convite da Activision