Topo

"Pokémon Go" perdeu 79% dos pagantes, mas continua extremamente lucrativo

Apesar de diminuir de ritmo, "Pokémon GO" ainda apresenta resultados que o colocam muito acima da média do segmento - Divulgação
Apesar de diminuir de ritmo, "Pokémon GO" ainda apresenta resultados que o colocam muito acima da média do segmento Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

14/09/2016 12h01

Desde o seu lançamento, em julho, "Pokémon GO" teve uma queda de 79% no número de jogadores que gastam dinheiro real com o jogo - as chamadas microtransações. A informação veio de um estudo realizado pela empresa de consultoria Slice Intelligence.

O game, porém, continua extremamente lucrativo: em agosto, considerando o mercado de games para dispositivos móveis, ele gerou seis vezes mais lucro do que o segundo colocado da lista, "Candy Crush Saga". Considerando essa métrica, "Pokémon GO" foi o responsável por 28,4% do lucro desse mercado.

Logo após ser lançado, "Pokémon GO" foi o responsável por dobrar o número de jogadores de games mobile que realizam microtransações. Agora, esse número já voltou à média do mercado. 

O sucesso do game para celulares também se refletiu na franquia de monstrinhos como um todo. Em agosto, produtos relacionados a "Pokémon", como brinquedos e outros games, tiveram um aumento de 233% se comparado com o mesmo mês de 2015. O estudo completo pode ser visto no site da consultoria.

Após o furor inicial, "Pokémon GO" deverá se estabilizar - o game perdeu 10 milhões de jogadores diários, mas continua com mais de 30 milhões ativos. Recentemente o jogo bateu a marca de 500 milhões de downloads e seu lucro atingiu US$ 440 milhões, superando a bilheteria de sucessos do cinema em 2016.

"Pokémon GO" está disponível para celulares e tablets com sistema Android e iOS.