Topo

"Grand Theft Auto V" está ensinando carros sem motorista a dirigir

"GTA" pode ensinar capacidades úteis no mundo real para carros autônomos, diz MIT - Divulgação
"GTA" pode ensinar capacidades úteis no mundo real para carros autônomos, diz MIT Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

15/09/2016 11h39

Nos últimos anos, carros autônomos, que não precisam de um motorista humano no volante para dirigir, estão sendo desenvolvidos em laboratórios e universidades nos EUA. A novidade é que alguns deles estão aprendendo a dirigir com "GTA V".

É o que revela o portal de notícias do Massachusetts Institute of Technology, o MIT. Segundo o site, pesquisadores da Intel Labs e da universidade de Darmstadt trabalham em um sistema de "ensino para máquinas" usando o popular jogo de videogame. No caso, os computadores dos carros autônomos são equipados com um algoritmo que permite aprender as habilidades de direção utilizadas pelo game.

O jogo permite que os sistemas adquiram diversas capacidades úteis nas viagens reais, como reconhecer faces e vozes de pedestres, entre outros dados que seriam bem difíceis (e caros) de analisar e processar diretamente no mundo real. Além disso, aprender com o videogame é menos arriscado e evita acidentes, ressalta o artigo.

"Há pouca chance de os computadores aprenderem um comportamento ruim ao jogar jogos violentos", explica a reportagem no site do MIT, que elogia os gráficos realistas de "GTA V" como uma boa simulação do mundo real.

Com legendas e menus em português, "GTA V" está disponível para PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One.