Topo

Novo "Hatsune Miku" é tão bom quanto os outros, mas tem novidades

Hatsune Miku está de volta, e desta vez com um game cheio de novidades - Divulgação
Hatsune Miku está de volta, e desta vez com um game cheio de novidades Imagem: Divulgação

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

16/09/2016 15h55

Como fãs ardenhos que são, os seguidores de Hatsune Miku e companhia comprarão "Project DIVA X" sem pestanejar, independentemente de qualquer análise. Iniciantes que tiverem interesse nas músicas da cantora digital estarão igualmente bem servidos com os games anteriores da série, que hoje já são mais baratos.

Criticar o primeiro game de PS4 (e o terceiro de Vita) da série a chegar ao Ocidente parece redundante, mas vale o registro: "Project DIVA X" finalmente traz novas ideias à franquia em termos de mecânicas, ainda que as músicas continuem sendo a alma da experiência.

As produções mais recentes de Mitchie-M, ryo, OSTER Project e DECO*27, entre outros, encabeçam a lista de canções do novo game. Se "X" tem músicas melhores que os anteriores? A questão é subjetiva demais até mesmo para uma análise de game.

Nota de Hatsune Miku: Project DIVA X - Montagem/UOL - Montagem/UOL
Game foi avaliado no PlayStation 4
Imagem: Montagem/UOL

O fato é: o novo modo 'história', com missões e um sistema que amplifica pontuações de acordo com os acessórios que os cantores virtuais vestem, serve para mudar um pouco a fórmula de progressão da série.

"Project DIVA X" é muito mais dinâmico que as aventuras musicais anteriores de "Miku". Seis medleys misturando canções clássicas a recentes são um dos grandes destaques dentre as novidades, tal qual a possibilidade de destravar (e equipar!) novas fantasias para os personagens no curso de uma canção.

Em termos de quantidade de conteúdo, "Project DIVA X" não faz páreo para o também recém-lançado, porém exclusivo do Japão "Future Sound", que adapta os fliperamas da série para o ambiente caseiro. Mas o game merece o investimento de fãs de ritmo exatamente como todos os seus predecessores.

Assista ao trailer de "Project DIVA X"

Start