Topo

Evoluir monstros mais difíceis em "Pokémon GO" exige andar até 605 km

Distância necessária para se obter itens varia de acordo com o Pokémon e pode exigir caminhadas absurdas - Montagem/UOL
Distância necessária para se obter itens varia de acordo com o Pokémon e pode exigir caminhadas absurdas Imagem: Montagem/UOL

Do UOL, em São Paulo

19/09/2016 12h35

O sistema Buddy de "Pokémon Go", que permite ao jogador escolher um dos seus monstros para acompanhá-lo em caminhadas e ganhar itens para evolução conforme se percorre determinada distância, pode ser de grande ajuda para que os jogadores consigam evoluir Pokémon mais difíceis de capturar.

Em alguns casos, porém, o sistema não ajuda muito. Chegar à forma final de alguns Pokémon, como o Dratini, exige 125 doces - ou 122, se levarmos em conta os três ganhos após se capturar um Pokémon. Considerando que a cada evolução o jogo dá um doce como bônus e que, utilizando o sistema Buddy, o jogador ganha um desses itens a cada cinco quilômetros caminhados tendo o Dratini como companheiro, seriam preciso caminhar 605 quilômetros para obter os itens necessários. É uma distância maior do que a que separa as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Outro exemplo do tipo é a Magikarp. Ainda que ela apareça no mapa do jogo com certa frequência, sua evolução demanda 400 doces, quantidade que exigiria a captura de 101 Magikarp. Com um doce ganho a cada quilômetro caminhado tendo a Magikarp como companheira, seriam necessário 397 km para obter todos os doces - novamente considerando os três que se ganha ao capturar o monstro. 

É uma situação que expõe um aspecto frustrante desse sistema. A distância necessária para se obter um doce varia de acordo com o Pokémon, indo de um a cinco quilômetros. Por ora, a Niantic não se manifestou sobre ter outros planos para facilitar a progressão dos jogadores no game.

"Pokémon GO" está disponível para celulares e tablets que rodam os sistemas operacionais Android ou iOS.