Topo

Avós das Conquistas, estampas da Activision foram moda na época do Atari

Muito antes das Conquistas e Troféus, os jogadores do Atari podiam ostentar suas proezas dos videogames com as estampas da Activision - Reprodução
Muito antes das Conquistas e Troféus, os jogadores do Atari podiam ostentar suas proezas dos videogames com as estampas da Activision Imagem: Reprodução

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

21/09/2016 10h00

Quem joga videogame hoje em dia está acostumado com as Conquistas e Troféus dos consoles Xbox e PlayStation, pequenas estampas obtidas ao realizar proezas específicas dentro dos jogos, como vencer um chefão, alcançar um certo placar ou outras tarefas mais complicadas. Mas muito antes da primeira Conquista pipocar na tela de um Xbox 360, já haviam circulado pelos EUA os seus antepassados, as estampas da Activision.

Ao invés de medalhas digitais para exibir na Xbox Live, as estampas da Activision eram itens físicos, enviados pelo correio para os jogadores mais dedicados e que podiam ser aplicados nas roupas com um ferro de passar. A brincadeira toda rolou na época do Atari, até meados de 1983. Ao jogar um game da Activision, como "River Raid" ou "Pitfall", você podia tirar uma foto sua com a sua melhor pontuação e enviar para a produtora para receber seu distintivo e ostentar suas habilidades de jogador de videogame para todos verem.

Claro, não bastava obter uma boa pontuação, cada jogo tinha requisitos de placar que deviam ser conquistados pelo jogador e alguns deles tinham mais de uma estampa, dependendo da pontuação alcançada. Para conseguir a estampa de ouro em "Decathlon", eram precisos 10 mil pontos no game de atletismo. Mas se você passasse de 8,600, já ganhava a estampa de bronze, por exemplo.

Medalhas de Decathlon - Reprodução - Reprodução
As pontuações das estampas não eram cumulativas, ou seja, você precisava enviar uma foto de cada placar em "Decathlon" para conseguir todos os três emblemas do jogo.
Imagem: Reprodução

Foram produzidos emblemas de quase todos os jogos da Activision para Atari. As exceções foram os games que não ofereciam placares de pontuação, como "Bridge" e "Checkers" ("Damas", no Brasil). A lista completa inclui games para outras plataformas, como Intellivision, Colecovision e um jogo de Commodore 64, "Toy Bizarre". Só entre os jogos da produtora para Atari, foram 42 emblemas diferentes.

Crianças do século 21 testam o Atari 2600; veja as reações

Start

Mais conhecida atualmente por "Call of Duty", a Activision foi a primeira produtora independente a fazer jogos para os consoles da Atari. O estúdio foi responsável por muitos dos principais games do começo dos anos 1980: "Decathlon", "Boxing", "River Raid", "Pitfall!", "Chopper Command", "Enduro" e "H.E.R.O" são apenas alguns dos jogos da produtora californiana.

Foto de jogador para Activision - Reprodução/Reddit - Reprodução/Reddit
Para receber a estampa, era preciso tirar uma fotografia da tela da TV com o placar, o jogador ao lado e enviar para a Activision.
Imagem: Reprodução/Reddit

Envie sua foto

Hoje, tirar uma foto da tela da TV e enviar para alguém parece até uma tarefa trivial, mas era uma época antes da internet e dos telefones celulares. Ou seja: Você precisava tirar uma foto, revelar o filme e enviar pelo correio. As fotos não eram cumulativas, ou seja, para ter os três emblemas de "Robot Tank", você precisava enviar três fotos, uma de cada pontuação - não adiantava só fazer o maior placar para receber os três distintivos.

Cada jogo trazia em seu manual uma lista dos requisitos que deviam ser completados para merecer um emblema e o endereço para onde a foto devia ser enviada. O jogador recebia de volta a estampa correspondente e uma carta de agradecimentos, escrita por Jan Marsella, do setor de atendimento ao consumidor da Activision - e provavelmente o primeiro "community manager" da indústria dos games.

Pitfall Explorer's Club - Reprodução - Reprodução
Curiosamente, quando você recebia um emblema de "Pitfall!", não era Marsella quem assinava a carta, mas o próprio Pitfall Harry, protagonista do famoso jogo de aventura.
Imagem: Reprodução

Hoje, essas estampas são muito visadas por colecionadores e podem ser encontradas em sites de leilão como o norte-americano eBay. Em geral, não são muito caras, com preços que variam entre US$ 10 e US$ 40. As mais raras, claro, podem custar mais caro. Estampas de "Decathlon" e "Beamrider" chegam a valer US$ 100.

Os emblemas da Activision inspiraram as Conquistas do Xbox 360, que por sua vez popularizaram novamente o uso dessas recompensas (agora digitais) em outras plataformas, como o Steam e depois, os consoles PlayStation, o Game Center da Apple e a Battle.net, da Blizzard Entertainment. Nada mal para uma modinha nerd com mais de 30 anos de idade!

Manual de jogo Activision - Reprodução - Reprodução
Para obter a estampa de "Enduro" e se tornar um "Roadbuster", era preciso correr por mais de 5 dias do jogo de corrida - e só aí enviar a foto da proeza para a Activision.
Imagem: Reprodução