Topo

Saiba como são definidas as habilidades dos atletas em "FIFA 17"

Além de suas habilidades, jogadores como Messi têm questões como clube que defendem levadas em conta na hora de terem seus atributos definidos no game - Reprodução/EA Sports
Além de suas habilidades, jogadores como Messi têm questões como clube que defendem levadas em conta na hora de terem seus atributos definidos no game Imagem: Reprodução/EA Sports

Do UOL, em São Paulo

28/09/2016 11h53

Transformar habilidades físicas e motoras em números não é algo exatamente simples de ser feito. Mas, ainda assim, essa é a base de games como "FIFA 17", onde jogadores têm atributos como preparo físico, capacidade de controlar a bola e precisão do chute transformado em um número que determina sua qualidade geral.

Na EA, uma pessoa é responsável por compilar dados de todos os 18 mil jogadores de cerca de 700 clubes. Trata-se de Michael Mueller-Moehring que, em entrevista à ESPN norte-americana, explicou como a coleta de dados ocorre.

No caso de jogadores de times menores, o que ocorre é que a empresa conta com um grupo de 9 mil membros responsáveis por observar os jogadores em questão. Esses membros, no entanto, não são necessariamente empregados da EA, podendo ir desde técnicos de futebol até mesmo torcedores que vão ao estádio com frequência.

"Há jogadores sobre os quais, inicialmente, tudo que sabemos se resume ao nome, data de nascimento e posição em que joga. No caso desse último detalhe, muitas vezes ele é bastante vago, então o trabalho começa com uma dose de imaginação", conta Mueller-Moehring.

Esses observadores, então, enviam dados para a EA por meio de um site fechado. Subjetivos, esses dados não são levados em conta literalmente, mas permitem criar um panorama sobre o desempenho do atleta.

"Os dados, por si só, não levam em conta questões intangíveis, como o peso do esquema de jogo da equipe que acaba facilitando que um jogador acerte muitos passes por jogo sem ser, necessariamente, excelente nesse fundamento". Nesse aspecto, a interpretação de quem forneceu os dados também ajuda.

Outro aspecto levado em conta é onde cada jogador joga. Atletas de ligas fortes, como a inglesa, tendem a ter média de atributos superior ao de jogadores de campeonatos menos competitivos. Essa questão, porém, não é aplicada para atributos físicos, uma vez que há "jogadores fortes e rápidos" em todas as ligas profissionais do mundo, segundo Mueller-Moehring.

Uma vez compilados por uma equipe de 300 editores, os dados por si só não determinam a média do jogador. Mueller-Moehring cita o caso do alemão Thomas Muller, que se destaca não por atributos isolados, como drible e chute, mas sim pelo seu excelente posicionamento.

Nestes casos, a EA leva isso em conta na hora de estipular a média geral do jogador, o que é feito por meio de uma fórmula complexa que dá pesos diferentes a atributos distintos.

Por fim, o que determina a força de uma equipe é uma fórmula que considera os atributos dos seus 16 melhores jogadores, mesmo que ele não esteja em campo no momento. 

"FIFA 17" será lançado mundialmente no dia 29 de setembro em versões para PC, PlayStation 3, PS4, Xbox 360 e Xbox One.