Topo

Parado no tempo, "FIFA 17" perde de goleada para "PES 2017" no PS3 e X360

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

04/10/2016 16h43

Enquanto no PS4, Xbox One e computadores o "FIFA 17" é um jogo melhor e mais completo do que o "PES 2017", nos aparelhos antigos o resultado é diferente: o game da Konami ganha de goleada do adversário.

No PlayStation 3 e Xbox 360 o "Pro Evolution Soccer" consegue mais uma vez transportar boa parte das novidades vistas nos videogames mais poderosos, em especial os ajustes nos controles.

O ritmo de jogo flui bem, chutes e passes ganham o tradicional refinamento e a única diferença mais sentida fica em relação ao jogo de corpo, que não parece tão disputado aqui - é como se os atletas fossem um pouco mais 'escorregadios' no PS3 e X360. Provavelmente muito disso se deve ao fato de a Fox Engine, motor gráfico utilizado na série desde o "PES 2014" estar disponível e até que bem otimizado para os consoles 'old gen'.

Porém, como é de se esperar, os gráficos sentem bastante o peso do tempo: os modelos dos jogadores carecem de detalhes e certas minúcias (como texturas de bolas, chuteiras e gramados) são muito simplórias.

Porém, nada disso afeta o desempenho do jogo, que conta com toda as opções de partida vistas nas edições maiores: campeonatos, ligas e, claro, o Brasileirão licenciado, incluindo Corinthians e Flamengo exclusivos.

Por sua vez, "FIFA 17" já chegou ao status de 'mera atualização de elenco'. Sem hardware poderoso o bastante para lidar com desenvoltura com o motor gráfico Frostbite, PS3 e X360 ficam sem os novos efeitos de luz e animações fluidas das contrapartes no PS4 e Xbox One.

Para piorar, os videogames antigos ficam também sem a grande estrela do "FIFA 17": o modo Jornada. A produtora Electronic Arts nunca explicou a decisão, mas fica a impressão de que foi em prol de otimizar a novidade o máximo possível nas plataformas mais potentes.

Veja como é o modo Jornada do FIFA 17

Start

Outra grande deficiência que continua presente é nos controles. Assim como nas edições dos últimos anos, "FIFA 17" no PS3 e X360 não têm os ajustes nos passes, chutes, cruzamentos, disputas de bola e tudo mais que as versões de ponta ganharam.

É uma experiência extremamente familiar para quem joga o futebol da EA nos consoles antigos nos últimos anos, mas que chega sem atrações que justifiquem a compra do novo game - vale mais investir nos capítulos anteriores, encontrados a preços bem mais camaradas nas lojas.

"FIFA 17" e "PES 2017" já estão disponíveis no Brasil em versões para PlayStation 4, Xbox One, PC, PS3 e X360.

"FIFA" custa R$ 250 nas versões para PS4 e Xbox One e R$ 200 nas edições para PC, PS3 e X360 (vale notar, as versões digitais para download no PS3 e X360 têm preço de R$ 250).

Já o "PES 2017" sai por R$ 200 no PS4 e Xbox One e R$ 170 nas edições para PS3, X360 e PC.

Leia aqui a análise do "FIFA 17" e aqui a crítica sobre o "PES 2017".