Topo

Dubladora de "Tomb Raider" não fazia ideia da importância de Lara Croft

Fã desde pequena: "Meu nick no "Counter-Strike" era Lara Croft", conta dubladora. - Reprodução
Fã desde pequena: "Meu nick no 'Counter-Strike' era Lara Croft", conta dubladora. Imagem: Reprodução

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

17/10/2016 17h46

Fã de "Tomb Raider" desde pequena, a dubladora Fernanda Bullara realizou um sonho de infância no ano passado, quando se tornou a dubladora de Lara Croft no game mais recente da série, "Rise of the Tomb Raider".

A atriz interpretou Lara mais algumas vezes para as missões extras lançadas ao longo do ano - e que fazem parte da edição especial de 20 anos da franquia, recém-lançada para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

Curiosamente, mesmo sendo fã de "Tomb Raider", Fernanda admite que não fazia ideia da importância de Lara Croft no mundo dos games. "Na época que eu jogava, 'Tomb Raider' era sensacional. Eu fiquei um tempo afastada dos games, mas sabia que a série recebia jogos novos, só não tinha ideia da grandeza e da importância que a Lara tinha", conta a dubladora ao UOL Jogos. "E agora tem cada vez mais personagens femininos fortes, não são mais menininhas frágeis. E a Lara tem cada vez mais força".

Desde que "Rise of the Tomb Raider" saiu para Xbox One em 2015, Fernanda passou quase um ano como a voz brasileira de Lara Croft, mas não participou de eventos de divulgação do game porque estava grávida, mas diz que já foi reconhecida, pela voz, em lojas de games, por exemplo. "O carinho do pessoal é muito legal, é fora da realidade. E eu sei como fã se sente, estou na pele deles, gravando uma coisa que eu gosto, da qual também sou fã".

"O reconhecimento com os dubladores está crescendo, a gente meio que é o personagem para os fãs no Brasil", diz Fernanda. "É a nossa voz e para os fãs o personagem é a gente, é o mais próximo que o pessoal consegue chegar".

De volta ao papel de Lara Croft

Para Fernanda, a maior vantagem na hora de gravar as novas falas para as expansões de "Rise of the Tomb Raider" foi poder ver como ficou a interpretação no game. "Tentei fazer da mesma maneira que fiz para o jogo, e é legal que deu para conferir como ficou o resultado", explica. "Mas para o conteúdo novo, é o esquema de sempre, só temos os áudios originais como guia".

A atriz já viu "Rise of the Tomb Raider", mas não conseguiu tempo para jogar. "Agora estou com a neném, ela não tem nem 7 meses ainda", explica Fernanda, que divide o tempo com a filha e o trabalho de dubladora e diretora de dublagem.

Fernanda diz que faria o papel de Lara Croft nos próximos jogos da arqueóloga. "Se me chamarem, se quiserem manter a mesma voz, com certeza. Eu ficaria mais do que feliz em dar seguimento para a Lara, vamos torcer!"

Assista à videoanálise de "Rise of the Tomb Raider"

Start

"Rise of the Tomb Raider: 20th Year Anniversary" está disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One.