Topo

"Batman: Arkham Asylum" no Xbox One encerra exclusividade de 7 anos do PS3

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

18/10/2016 17h45

Quando testei uma versão prévia do primeiro game da série "Arkham", isso mais de sete anos atrás, já deu pra sentir que aquilo era algo especial.

À época, pensei que pudesse ser excesso de empolgação ver "Arkham Asylum" como candidato a um dos melhores videogames de super-heróis de todos os tempos, mas o título emplacou, rendendo diversas sequências aclamadas e, claro, vendendo e faturando milhões.

Nesta terça os primeiros capítulos dessa saga ganharam versão refinada para os videogames atuais. "Batman: Return to Arkham" reúne "Asylum" e "Arkham City", títulos de 2009 e 2011, antes disponíveis apenas no PS3, X360 e PC.

Mais do que isso, a versão remasterizada de "Asylum" para Xbox One coloca fim a uma exclusividade nos consoles que durou mais de sete anos no PlayStation 3: os desafios estrelados pelo Coringa, nos quais é possível controlar o palhaço do mal.

"Return to Arkham" inclui todos os conteúdos adicionais lançados anteriormente para os dois games, o que inclui os mapas extras com o Coringa, até então disponíveis apenas no PS3.

Veja o trailer da coletânea

Start

Além disso, o pacote adapta os clássicos, criados na Unreal Engine 3, para a versão mais moderna do motor gráfico, a Unreal Engine 4. Enquanto isso garante efeitos de luz mais elaborados e realistas e texturas mais nítidas, por outro ela evidencia certa simplicidade dos personagens e cenários, ainda mais em contraste com o belíssimo "Arkham Knight".

O manicômio Arkham e o setor isolado de Gotham em "City" ainda impressionam e divertem, mas carecem da mesma atmosfera sombria que tanto marcou nos lançamentos originais - e também, né, serviam para camuflar certas limitações das máquinas na ocasião.

Outra novidade boa para o público brasileiro é que "Arkham Asylum" traz, pela primeira vez, legendas em português do Brasil, algo que não aconteceu no lançamento original.

A versão em disco vendida no Brasil tem preço sugerido de R$ 200 e acompanha também um Blu-ray da animação "Assalto em Arkham".