Topo

Fifa se prepara para ampliar investimentos em eSports

Gianni Infantino, atual presidente da FIFA - EFE/Cyril Zingaro
Gianni Infantino, atual presidente da FIFA Imagem: EFE/Cyril Zingaro

Do UOL, em São Paulo

18/10/2016 14h38

O eSport, que deve movimentar quase US$ 500 milhões em 2016, está despertando a atenção da Fifa.

"A administração vai estabelecer uma equipe dedicada a explorar as oportunidades e desenvolver uma estratégia comercial que certifique que a Fifa se interessa por novas tendências e se adapta rapidamente aos novos rumos da indústria dos eSports", diz Giovanni Vincenzo Infantino, atual presidente da entidade.

Segundo o executivo, o plano é melhorar a experiência para o público, além de estreitar laços entre o cenário dos esportes tradicionais e eletrônicos. A entidade, que já fatura com os acordos de licenciamento dos jogos, especialmente a série "Fifa", da EA Sports, enxerga o eSport como mais uma opção para se manter atualizada junto à comunidade gamer. "A franquia ["FIFA"] também contribuiu muito para a organização se manter visível e relevante entre as Copas do Mundo.”

Atualmente, a entidade organiza a Fifa Interactive World Cup, campeonato de "FIFA" cuja final acontece durante a premiação Bola de Ouro, que anualmente elege os melhores jogadores de futebol do planeta.

Além da Federação Internacional de Futebol, outros grandes nomes da indústria estão investindo no cenário competitivo digital, como por exemplo o clube alemão FC Schalke 04, o espanhol Valencia CF e o francês Paris Saint-Germain, que recentemente apostaram em jogadores profissionais de eSports.

Assista à vídeo-análise de "FIFA 17"

Start